Atividades essenciais estão mantidas, assim como administrativas e de urgência e emergência
Na tarde desta segunda-feira (28), o prefeito Camilo Martins se reuniu com o colegiado para discutir a prestação de serviços municipais diante da paralisação dos caminhoneiros, que chega ao oitavo dia consecutivo.
A Prefeitura alerta que está em atualização contínua de informações para alimentar os canais de comunicação e manter os cidadãos informados sobre o funcionamento dos serviços prestados à população.
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os serviços começam a ficar comprometidos em Palhoça:
Enquanto o transporte coletivo estiver operando, as Unidades Básicas de Saúde vão funcionar em horário normal (das 8 às 12h e das 13 às 17h). Porém alguns serviços básicos podem sofrer redução.
Será mantido o transporte de pacientes em tratamento oncológico no Cepon e para aqueles que necessitam realizar hemodiálise.
Permanecem os serviços de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e SAMU.
Estão suspensos momentaneamente os atendimentos eletivos (agendados) nas unidades de saúde e na policlínica de especialidades médicas. Os pacientes vão ser comunicados sobre o reagendamento.
EDUCAÇÃO
A Secretaria de Educação de Palhoça informa que as aulas na rede pública municipal estão suspensas até quarta-feira (30), inclusive na Faculdade Municipal (FMP). É importante ressaltar que na quinta-feira (31) é feriado e na sexta-feira (01) ponto facultativo.
A decisão de suspender as aulas foi necessária porque a chegada das merendeiras nas escolas fica comprometida e a própria alimentação escolar não está sendo distribuída devido à paralisação dos caminhoneiros. O transporte escolar de vans também já está comprometido por falta de combustível.
A Prefeitura esclarece que a educação vai repor as aulas, assim que a situação for normalizada.
COLETA DE LIXO
A Secretaria Executiva de Saneamento (Samae), responsável pela coleta de lixo em Palhoça, esclarece que o serviço está sendo realizado no município.
Contudo, a coleta não está ocorrendo de forma regular, pois os caminhões estão sendo impedidos de circular em determinados pontos e horários, pelo movimento grevista.
Recomendamos aos munícipes que acompanhem os canais de comunicação da Prefeitura de Palhoça para ter informações sobre o funcionamento dos serviços municipais.
ATENDIMENTO AO CIDADÃO
O atendimento ao cidadão no Centro Administrativo Municipal será mantido nesta terça-feira (29). Os serviços englobam transferências de bens e imóveis, inscrições imobiliárias, retirada de boletos etc.
A Secretaria municipal de Defesa do Cidadão, responsável pelo Procon, também atenderá em horário normal, das 13h às 19h.
A Secretaria de Assistência Social mantém o funcionamento normal dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Conselho Tutelar está atendendo em escala de plantão.
TRANSPORTE COLETIVO
A empresa responsável por operar o transporte público em Palhoça, Jotur, divulgou, na tarde desta segunda-feira (28), que os ônibus vão circular em horário reduzido de sábado.
Entretanto, às 18 horas desta segunda (28) o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana (Sintraturb) convocou uma paralisação a partir das 8h de terça-feira (29), para realização de assembleia.
Por isso, o cidadão deve ficar atento às informações divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura, Jotur e Sintraturb.
SEGURANÇA
Para garantir a ordem e segurança pública, os agentes de trânsito e a Defesa Civil estão operando no município de Palhoça. A Prefeitura está à frente das negociações para a escolta de caminhões de combustível que são liberados para os serviços essenciais.
Prefeitura Municipal de Palhoça