Vice-prefeito de Garopaba, Nilton Raupp, falou sobre a experiência na região com a adesão de 22 Municípios
Parcerias e alternativas exitosas para ajudar os gestores na administração municipal fizeram parte de um painel realizado nesta quinta-feira (24), durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
A arena temática foi conduzida por uma das fundadoras da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dalva Christofoletti.
A palestrante do painel, a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Horniack, focou a sua participação para a melhoria da Educação pública. Nesse contexto, abordou a implantação dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), metodologias homologadas pelo Ministério da Educação que têm por objetivo incentivar que os Municípios atuem conjuntamente em ações para melhorar a qualidade do ensino. Com isso, os Entes fariam diagnósticos e planejamentos para sanarem dificuldades comuns entre eles. “Os Municípios organizados em arranjos estão focados em desenvolver ações pedagógicas e o Instituto Positivo aloca conhecimentos técnicos,”, informou a diretora.
Atuação em Santa Catarina
Atualmente, 22 Municípios catarinenses fizeram a adesão aos ADEs. A cidade de Garopaba é uma delas. O vice-prefeito, Nilton Raupp, relatou que a implementação reduziu em 80% a evasão escolar. “Houve grandes avanços no Município depois da implementação do arranjo na grande Florianópolis. Trouxe novas tecnologias, novas didáticas a gente avançou”, contou.
O prefeito ainda relatou como funciona a dinâmica especificamente no seu Município. “Cada aluno que tem a sua deficiência no aprendizado tem atendimento individual. Ele é levado para uma sala e o professor acompanha. Uma dedicação quase exclusiva. Então não só aconselho como imploro para que cada prefeito conheça o ADE e implemente na sua região.
*Com informações da CNM