No próximo sábado (12), acontece o “Dia D” de mobilização nacional contra o vírus Influenza, com o objetivo de intensificar a ação para diminuir a gripe no país. Os postos de saúde da região da Grande Florianópolis estarão com horários especiais para atender a população que se encaixa no grupo de risco.
Segundo a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), o balanço parcial da 20º Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em Santa Catarina mostra que, até o dia 3 de maio, foram vacinadas mais de 25% dos grupos prioritários para a vacinação.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 54,2 milhões de pessoas no país durante a campanha nacional contra a gripe, que termina dia 1º de junho.
Os grupos de risco incluem professores de toda a rede ensino (público e privada), pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Para se imunizar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação, se tiver e, caso necessário, documento que ateste fazer parte do grupo de risco.