Coordenadores das Secretarias de Educação e professores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis participam de formação para os projetos Fórmula da Vitória – Português, Se Liga, Acelera Brasil e Gestão para Alfabetização, que são desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna, parceiro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). No início da semana ocorreu a formação do projeto Fórmula da Vitória – Matemática.
Eliane de Souza, diretora da Escola Municipal Terezinha Maria Espindola, do município de Palhoça, iniciou como professora do projeto Se Liga, em 2017. Através das mudanças no plano pedagógico aplicados em sala, houve um avanço na escola onde conseguiram corrigir a distorção idade/série de 26 alunos, com isso, a professora se tornou multiplicadora dos projetos do Programa ADE. “Foi muito gratificante se tornar uma multiplicadora, pois é um reconhecimento do meu trabalho em sala e agora vou poder repassar minhas experiências e meus conhecimentos aos demais”, comenta.
Também se tornaram multiplicadoras dos projetos Se Liga e Acelera à coordenadora do Ensino Fundamento de Garopaba, Rosilene Pacheco de Lima e a coordenadora de Projetos Educacionais de Tijucas, Dail Nelsy da Silva.
Para o assessor de Educação da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Antão Antônio David, a formação destes professores é fundamental para que se desenvolva a Meta 1 do ADE que se refere a alfabetização escolar. “No momento precisamos dar um enfoque maior no projeto Gestão para Alfabetização, pois um dos problemas diagnosticados pelo ADE foi a não alfabetização na idade correta, causando distorção idade/série nos anos seguintes”, conclui.
As formações acontecem na sede da GRANFPOLIS até sexta-feira.