You are currently viewing Decisão do Ministério das Cidades beneficia Região Metropolitana da Grande Florianópolis
Reunião da equipe técnica de Planejamento Urbano da GRANFPOLIS no Ministério das Cidades

Decisão do Ministério das Cidades beneficia Região Metropolitana da Grande Florianópolis

O Ministério das Cidades aceitou a solicitação da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e, a partir de agora, os nove municípios da Região Metropolitana poderão utilizar as cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização, elaboradas pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio de convênio com o Ministério das Cidades.

Os municípios de Águas Mornas, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz acabam de ser incluídos no projeto.

A equipe de Planejamento Urbano da GRANFPOLIS utilizou as Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização, de forma pioneira no país, na Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José e despertou o interesse do MC. Técnicos responsáveis pelo trabalho estiveram em Brasília apresentando os resultados.

As Cartas Geotécnicas mapeiam áreas com condicionantes referentes a desastres naturais, especificamente deslizamentos e inundações, e indicam as mais aptas à ocupação.

Uma importante ferramenta para o planejamento da Região Metropolitana, em virtude das novas obrigações estabelecidas no Estatuto da Metrópole, e considerando a inerente importância destes mapeamentos para a prevenção de desastres naturais.