O Ministério das Cidades aceitou a solicitação da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e, a partir de agora, os nove municípios da Região Metropolitana poderão utilizar as cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização, elaboradas pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio de convênio com o Ministério das Cidades.
Os municípios de Águas Mornas, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz acabam de ser incluídos no projeto.
A equipe de Planejamento Urbano da GRANFPOLIS utilizou as Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização, de forma pioneira no país, na Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José e despertou o interesse do MC. Técnicos responsáveis pelo trabalho estiveram em Brasília apresentando os resultados.
As Cartas Geotécnicas mapeiam áreas com condicionantes referentes a desastres naturais, especificamente deslizamentos e inundações, e indicam as mais aptas à ocupação.
Uma importante ferramenta para o planejamento da Região Metropolitana, em virtude das novas obrigações estabelecidas no Estatuto da Metrópole, e considerando a inerente importância destes mapeamentos para a prevenção de desastres naturais.