Com pesar, a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis lastima o falecimento do professor Jöel Robert Georges Marcel Pellerin, geólogo do Departamento de Geociências da UFSC, ocorrido no dia 30 de dezembro.
Pellerin atuou no Programa do Ministério das Cidades em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o mapeamento de áreas de risco e elaboração das Cartas Geotécnicas de alguns municípios da Região de Grande Florianópolis. Por conta desse trabalho, ele participou de diversas reuniões e seminários, na sede da GRANFPOLIS, entre os anos 2014 e 2017, compartilhando seu conhecimento, especialmente com a equipe da assessoria de Planejamento Urbano.
O último encontro do professor com os assessores de Planejamento Urbano da Associação dos Municípios aconteceu durante o II Seminário: Cartografia Geotécnica para a Prevenção de Desastres no Estado de Santa Catarina, dia 28 de junho, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis evento de entrega das Cartas Geotécnicas, promovido pelo Governo do Estado.
Natural de Caen, na França, (5/02/1939), Jöel Pellerin se graduou em Geografia no ano de 1961 pela Université de Caen e possui doutorado em Geomorfologia pela mesma instituição. No Brasil, Pellerin lecionou primeiramente na USP (Universidade de São Paulo), mas só em 1994, após alguns anos de colaboração com professores e bolsistas da UFSC, se transferiu para Florianópolis, para atuar como pesquisador visitante. Em 1996 foi contratado nessa condição e, a partir de 1997, assumiu o cargo de Professor Adjunto.
Jöel Pellerin foi um dos criadores do Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geociências da UFSC, que auxiliou as populações atingidas pelos últimos desastres naturais em SC. Leciona as disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia Temática, Análise Ambiental, Pedologia, Mapeamento Geológico e Geomorfológico, participa de projetos de extensão e já publicou 29 artigos científicos, além de ter sido um dos responsáveis pela implementação do Doutorado em Geografia da UFSC.
*Com informações da UFSC