You are currently viewing Gestores educacionais são preparados para análises profundas dos resultados da Prova Brasil

Gestores educacionais são preparados para análises profundas dos resultados da Prova Brasil

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Capacitação faz parte da Meta 1 do Arranjo de Desenvolvimento da Educação

Gestores educacionais são capacitados para analisarem com profundidade os dados municipais resultantes da Prova Brasil e, a partir destas informações, buscar melhores resultados na educação.

Com este objetivo foi realizada nesta segunda-feira (27), na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, capacitação em duas etapas sobre Plataformas de Devolutivas Pedagógicas como parte das ações para o avanço da Meta 1 do Programa Arranjo do Desenvolvimento da Educação. O ADE é desenvolvido na Região da Grande Florianópolis numa parceria entre a GRANFPOLIS e o Instituto Positivo.

O técnico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep) , Alexandre André dos Santos, fez com que os participantes realizassem análises profundas e percebessem pontos importantes para  iniciar uma mudança na educação brasileira. 

Para Alexandre, o Brasil precisa desenvolver um plano estratégico para que coloque a educação no centro do projeto de desenvolvimento que sustente o crescimento econômico do país. “Nenhum país desenvolvido conseguiu criar condições e sustentar o crescimento econômico a não ser através de um forte projeto educacional. O Brasil está diante de um grande desafio que é pensar e materializar esse grande pacto nacional em favor da educação”, comenta.  

Alexandre André dos Santos disse que o Programa ADE é uma proposta inovadora que tem um papel importante ao agregar valores à sociedade, porque faz parte do princípio de uma reflexão coletiva dos municípios para pensar as estratégias. “É materializar um projeto de educação que faça sentido para a Região da Grande Florianópolis colocando os municípios para pensar coletivamente sobre seus problemas e à definir estratégias para solucioná-los”, finaliza.