Outros equipamentos também serão adquiridos com recursos doados
A Secretaria Municipal de Educação assinou nessa quinta-feira (19/10) no Ministério Púbico do Trabalho, em Florianópolis, um Termo de Doação e Responsabilidade à Associação de Pais e Professores (APP) da Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos. O termo de doação foi no valor de R$ 96.673,00 para aquisição de uma impressora Braile e máquina Perkins, equipamentos que auxiliam as pessoas com deficiência visual a lerem e escreverem. O valor doado é oriundo de um acordo judicial movido pelo Ministério Público do Trabalho contra um banco privado.
Participaram da solenidade o procurador do Trabalho, Dr. Acir Alfredo Hack, a secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, a diretora da escola Donato, Filomena Padoan, a presidente da APP, a professora Andreia Mendes de Souza Lima, a diretora de Ensino, Kátia Bernadeth da Silva, e a gerente da Educação Especial, Ana Carolina Silva e Silva.
Além da impressora Braile e da máquina Perkins, serão adquiridos com o valor doado regletes de mesa, sorobans, computadores, software de comunicação alternativa, bigtracker mouse estacionário de esfera, plugmouse, big butty button acionador de pressão, livros infantojuvenis, jogos didáticos, cama elástica, piscina de bolinha, macas portáteis, entre outros.
A rede municipal de ensino de Biguaçu possui um Núcleo de Educação Inclusiva Interdisciplinar (NEII), que funciona na sede as Secretaria de Educação, e mais três Polos de Atendimento Educacional Especializado, em três escolas: EBM Donato Alípio de Campos, EBM Ruth Reis e EBM Fernando Brüggemann Viegas de Amorim, localizadas nos bairros Prado, Mar das Pedras e Jardim Janaína, respectivamente.
São atendidos 290 alunos que necessitam de suporte especializado na área de Educação Especial, contando com atendimentos de uma equipe multidisciplinar nas áreas de Psicologia, Psicopedagogia e Fonoaudiologia. “Os novos materiais ficarão no polo da escola Donato e servirão de apoio às atividades dos polos das escolas Ruth Reis e Viegas”, explicou a secretária Kátia.
“As novas aquisições serão importantes para uso de nossos educandos que frequentam os Polos de Atendimento Educacional Especializado. Teremos mais qualidade nos atendimentos. Cabe ressaltar que pela primeira vez Biguaçu terá sua impressora Braile. Para que esse sonho se tornasse realidade foram necessárias pessoas que acreditam na inclusão e que lutam por ela. Nossos agradecimentos a Carlos Crispim e Ligya Fleury”, finalizou a secretária.
Prefeitura de Biguaçu
Diretoria de Comunicação (Dicom)
Paulo Rodrigo Ferreira – Diretor
Martha Huff – Jornalista DRT/SC 2221
Maike Ferreira – Estagiário
Fone: (48) 3279-8017
www.bigua.sc.gov.br