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ADE da Grande Florianópolis muda a realidade e as perspectivas de futuro de alunos

Programa vem sendo desenvolvido desde o ano passado em escolas da região

O Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), desenvolvido pela Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e pelo Instituto Positivo com o apoio do Instituto Ayrton Senna, possui 4 projetos em andamentos nas escolas da Região da Grande Florianópolis, são eles: Se Liga, Acelera Brasil, Fórmula da Vitória e Gestão de Alfabetização.

O assessor de Educação da GRANFPOLIS, Antão Antônio David, a assistente Educacional, Bianca Silveira da Rosa, e a agente Técnica do Instituto Ayrton Senna, Risália Calasans, visitaram na segunda semana de setembro as escolas dos municípios de Canelinha, Garopaba, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Tijucas.

Segundo Risália, todas as escolas visitadas mostraram um bom rendimento e um forte engajamento das professoras que participam do Programa. “Uma boa ambiência que é favorável para desenvolvimento da aprendizagem; Alunos motivados e encantados com o trabalho das professoras e os cartazes preenchidos corretamente com todas as informações necessárias para colocar no sistema”, afirma.

O projeto Se Liga, é desenvolvido com crianças que estão matriculadas em anos incompatíveis com a idade, tendo por objetivo ensinar e incentivar de uma forma mais dinâmica e atrativa principalmente a alfabetização e contas matemáticas.  Além disso, busca resgatar a autoestima e a confiança desses alunos para que possam avançar na aquisição de conhecimento.

O aluno da Escola Hermínio Alves Reis de Canelinha, Ueslen Detz Ponties (11), participa do projeto Se Liga e diz que sente uma grande diferença no seu comportamento dentro de sala nesta nova turma. “Quando eu entrei aqui, eu só fazia bagunça e não sabia nem ler e nem escrever, agora eu sei me comportar dentro de sala e aprendi a tabuada, ler e fazer textinhos”, conta entusiasmado.

Jean Felipe Bento Saul dos Santos (10), também faz parte do projeto Se Liga e está na mesma turma de Ueslen, ele diz que neste projeto os alunos conseguem aprender muito mais do que em uma turma convencional, pois a metodologia é diferente. “Podemos levar livros para casa e a turma é menor, assim eu consegui aprender o alfabeto todo e os numerais, que na outra turma eu não conseguia”, relata com orgulho.

Outro projeto que vem se destacando na escola de Canelinha, é o Gestão para Alfabetização, que tem por objetivo ajudar no aprendizado para evitar a distorção idade-série, a reprovação e exclusão.

A professora Mara Reis da Cruz coordena esse projeto no período matutino e relembra que a turma em si possuía dificuldades no aprendizado. “Eles não tinham vontade de ler, de escrever, não tinham animo para fazer as atividades e eu ficava bem triste, porque a gente sempre busca o melhor para os alunos”.

Com o projeto Gestão de Alfabetização aplicado na turma, Mara consegue ver o bom desenvolvimento que seus alunos estão tendo. “O comportamento deles melhorou bastante, no começo do ano eu não conseguia lecionar direito, sempre tinha que chamar a atenção de algum aluno. Hoje já consigo explicar a matéria e eles entendem que precisam aprender porque é importante para o futuro”, relata.

Além disso, a professora conta que para incentivar seus alunos a aperfeiçoar a leitura e ampliar seus vocabulários, ela e a professora de apoio começaram a  fazer competições de leituras, trava línguas, tabuadas, entre outros. “Agora tudo virou competição porque eles amam, para incentiva-los ainda mais nós trazemos prêmios para sorteio, fizemos bingos, jogos, etc.”, conclui.

O projeto Acelera Brasil está sendo aplicado na Escola Paulo Martins Pereira, no município de Garopaba, tendo como objetivo de combater os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência de alunos por meio de ações que investem nos aspectos cognitivos e socioemocionais, de forma evitar retenções e assegurar o sucesso escolar.

A professora Maria Goreth de Matos coordena a turma do Acelera diz que seus alunos estão mais compromissados com o aprendizado desde que chegaram na turma. “A leitura melhorou bastante, o compromisso deles com as atividades e com a aprendizagem teve um avanço, a gente consegue ver o quanto eles desenvolveram”, comenta.

No município de São João Batista, a equipe visitou a Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes, que possui em andamento o projeto Fórmula da Vitória de Português.

A professora que coordena este projeto, Aládia Peixer P. Paz diz que muitas vezes seus alunos são questionados pelos próprios colegas por estudarem no contra turno, e acabavam sendo alvo de preconceito. “Então começamos a conversar em sala e decidimos que não estamos no apoio e sim fazendo um curso de extensão da Língua Portuguesa”, comenta a professora.

O desenvolvimento do projeto Fórmula da Vitória de Português se da com o uso da metodologia de sequencias didáticas constituídas por atividades devidamente planejadas. Dessa forma, ao se apropriarem dos conhecimentos linguísticos, os alunos evoluem ao produzirem textos claros e coesos, e na influência e na compreensão da leitura, sejam eles de caráter escolar ou não.

O Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação está em busca de novos parceiros que contribuam para que cada vez mais sejam melhorados os índices da educação em nossa região.