A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. Este é o tema do II Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil que a Secretaria de Estado da Defesa Civil com o apoio da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, realiza nesta sexta-feira (15).
Prefeitos, secretários, técnicos municipais e agentesda Defesa Civil de diversas áreas como saúde, meio ambiente, planejamento, assistência social, educação, entre outras, participam do evento na sede da GRANFPOLIS, que tem por objetivo sensibilizar os gestores públicos municipais sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.
Santa Catarina é um dos estados com maior incidência de desastres naturais. No entanto, 100% do território catarinense tem cobertura de radar meteorológico e mapeamentos de áreas de risco. O estado também é pioneiro na comunicação com serviço de SMS de alerta.
O vice-presidente da GRANFPOLIS, Geraldo Pauli, prefeito de Antônio Carlos, enalteceu a importância do Seminário. Para o prefeito, os municípios só fazem ações nos momentos que acontecem as catástrofes, “mas vemos diariamente nos meios de comunicação como os países mais desenvolvidos se preparam antecipadamente para prevenir o caos. É importante que nos preparemos para que quando ocorrerem esses fenômenos eles sejam minimizados e não sejam tão catastróficos”, concluiu.
A prevenção aos desastres naturais tem sido trabalhada pelo Colegiado Regional de Defesa Civil com apoio da GRANFPOLIS. Esta atuação foi elogiada pelo prefeito Geraldo Pauli.
Também participaram do evento os prefeitos de Águas Mornas, Omero Prim e Leoberto Leal, Vitor Noberto Alves.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, falou sobre o avanço nos últimos anos da área. “Temos investimentos de quase 600 milhões de reais principalmente na área de prevenção, com todos os municípios. Isso se mostra muito eficaz com radares, com sistemas de prevenção antecipados com emissão de alertas por SMS. Nosso estado mesmo com diversidade de fenômenos climáticos seja um estado seguro”, afirmou.
O secretário informou ainda que este seminário está sendo realizado em todo o estado. “Estamos aqui na Grande Florianópolis encerrando esta caminhada que começou em abril e o nosso objetivo é a estruturação dos municípios e fazer a implementação dos planos de contingencia”, ressaltou.
Na programação do II Seminário de Proteção e Defesa Civil estão sendo realizadas até o final da tarde de hoje palestras com os seguintes temas: Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e sua estruturação, com o palestrante Rodrigo Moratelli; Importância da Estruturação da Política de Proteção e Defesa Civil Municipal; Gestão de Risco de Desastres, com a palestrante Caroline Margarida; Gestão de Desastres, com o palestrante Alexandre Sampaio.