You are currently viewing Prosseguem os debates para aprimoramento do PLC 0007 que trata da Região Metropolitana da Grande Florianópolis

Prosseguem os debates para aprimoramento do PLC 0007 que trata da Região Metropolitana da Grande Florianópolis

A Associação dos Municípios sediou hoje (06), reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis.

O CODERF é o núcleo técnico consultivo da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, ligado a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), da Secretaria de Estado do Planejamento, no qual a GRANFPOLIS está representada, bem como os nove municípios da RMF, CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), SENGE/SC (Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina), Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CAU/SC (Conselho de Arquitetura de Urbanismo) e FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Entre os assuntos em debate nesta quarta-feira esteve o projeto de lei complementar 0007.3/2017, atualmente em análise na Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, que altera a Lei 636/2014, referente à Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf).

A proposta do Governo do Estado é que a Suderf tenha status executivo na gestão associada da região metropolitana e não apenas de planejamento no que tange as funções públicas de interesse comum, como transporte público, saneamento e resíduos sólidos. Como houve discordância por parte dos prefeitos, a tramitação do projeto foi suspensa e a GRANFPOLIS passou a coordenar a elaboração de propostas para aperfeiçoamento da Lei, sem prejuízos a autonomia dos municípios.

O presidente do Coderf Célio Sztoltz enalteceu o trabalho da GRANFPOLIS na elaboração de propostas ao PLC 0007.3/2017. Segundo ele, o papel da Associação é de extrema importância na orientação aos municípios para que entendam a questão e, a partir daí, buscar o consenso entre os municípios para consolidar a RMF.

Outro dispositivo legal em discussão é o Convênio de Cooperação Interfederativo, assinado entre o Governo do Estado e as prefeituras em 2016, mas que deve ser encaminhado para aprovação nas câmaras de vereadores municipais. Esse documento trata da implementação do Plamus e da regulação e gestão do transporte coletivo, infraestrutura viária e transporte de cargas. A partir disso, a Suderf e as prefeituras ainda vão estabelecer contratos de programa para, de forma integrada, definirem os detalhes sobre as responsabilidades e competências na prestação desses serviços.

*Com informações do Coderf