You are currently viewing GRANFPOLIS participa do Diálogo Internacional sobre Planejamento Urbano e Gestão de Risco

GRANFPOLIS participa do Diálogo Internacional sobre Planejamento Urbano e Gestão de Risco

A equipe de Planejamento Urbano da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis por meio dos arquitetos e urbanistas Edson Cattoni e Bianca Ana Coelho, participa do Diálogo Internacional sobre Planejamento Urbano e Gestão de Riscos, na manhã desta sexta-feira (18), na sede da GRANFPOLIS. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento. 

O objetivo do encontro é trocar experiências no que diz respeito à gestão de riscos e Planejamento Urbano pretendendo contribuir com conhecimento das práticas locais e japonesas sobre o tema.  

Para Cattoni, este diálogo internacional é de extrema importância para todos os municípios da região. “Todo esse aprendizado e qualificação dos técnicos da Associação acaba ganhando visibilidade, o investimento que foi feito na capacitação dos quadros, na revisão de metodologia que vão ficar para todos os municípios associados”.  

Ainda segundo o arquiteto e urbanista, o principal assunto abordado nesta manhã foi que a definição dos perímetros urbanos precisam ser pensados e ajustados e também questão das áreas de preservação permanente. “Porque todos os eventos que se fala de planejamento esse é um tema recorrente e nós precisamos ter um avanço com essas definições que no dia a dia dos municípios são importantes para o crescimento”, destaca.  

Cattoni, destaca ainda que as experiências dos japoneses irão ajudar no nosso desenvolvimento. “O objetivo é a gente continuar ampliando o entendimento do que é possível fazer e quais são as melhores técnicas existentes no mundo para aplicar aqui”, conclui o arquiteto.  

O evento segue nesta tarde com a fala dos japoneses trazendo a visão geral sobre o Planejamento Urbano e a Gestão de Risco no Japão e debates sobre o tema.  

Participam do evento representantes do Ministério das Cidades, do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, da Superintendência da Grande Florianópolis (SUDERF), e do Planejamento Urbano de São José e Blumenau.