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Capacitação para melhoria da qualidade no atendimento é realizada no município

Iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Isev

A qualidade no atendimento, principalmente quando se trata de serviços de saúde, é primordial. Por isso o Núcleo de Educação Permanente do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) de Biguaçu desenvolveu uma capacitação para todos os funcionários que trabalham na assistência, voltada para esse tema, no Auditório da Univali, campus do Jardim Carandaí.

Participaram aproximadamente 260 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepção, higienização, motoristas, além de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Secretaria Municipal de Saúde, dentre outros convidados, que foram divididos em duas turmas nos dias 5 e 7 de julho.

A enfermeira Núbia Madeira, gerente de Enfermagem, foi a organizadora do evento e explica que o objetivo foi conscientizar os funcionários da importância de um bom atendimento, de maneira humanizada, além de promover um encontro entre toda a equipe.

Na abertura estava presente o secretário municipal de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira, que afirmou ser fundamental promover esse tipo de ação, principalmente na saúde. “O nível de formação dos funcionários desta pasta me orgulha, pois é uma equipe que faz acontecer e faz a diferença para a sociedade. Este tema deve estar sempre em primeiro lugar, porque é isso que faz a diferença: atender os pacientes com qualidade e gentileza”, completa.

O presidente da Câmara Municipal de Biguaçu, Ângelo Ramos Vieira, também estava presente na solenidade de abertura e relembrou o período em que foi secretário de Saúde: “As portas do meu gabinete sempre estiveram abertas para os pacientes e fiz questão de repassar essa mesma postura para toda a equipe, atender o paciente com carinho, como se fosse nosso familiar”.

“A qualidade do atendimento deve estar presente em tudo que a gente faz, desde quando o paciente entra na unidade, é acolhido, atendido e vai embora. Ela depende de toda a equipe, pois se um integrante falha, atrapalha na qualidade de todo o atendimento”, ressalta a palestrante convidada, Maria de Fátima de Souza Rovaris, diretora de Educação Permanente na Secretaria Estadual de Saúde.

A abertura do segundo dia de capacitação foi prestigiada pelo prefeito Ramon Wollinger, que destacou a importância do empenho de todos os funcionários em prestar um atendimento de qualidade para os cidadãos. “A regra de ouro é tratar a todos como gostaríamos de ser tratados, com atenção e acolhimento. Além de funcionários da Saúde, queremos estender essa capacitação a todos às demais secretarias e órgãos municipais”.

O evento também teve a colaboração da Farmácia Biguaçu de Manipulação, através de seu proprietário Helmutt Nass Junior (popular Billy), que pelo segundo ano consecutivo forneceu gratuitamente o material de expediente utilizado no curso.

 

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