You are currently viewing Planos Municipais de Saneamento Básico são debatidos na GRANFPOLIS

Planos Municipais de Saneamento Básico são debatidos na GRANFPOLIS

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) com o apoio da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), realizou capacitação voltada a servidores municipais, nesta terça-feira (13), com o objetivo de realizarem o acompanhamento anual e revisão periódica dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

O Diretor Executivo da GRANFPOLIS, Miguel Augusto Faraco, representou a Associação dos Municípios na abertura do evento.

Com carga horária de oito horas, além das orientações teóricas e conceituais de conteúdo, foi entregue aos participantes, material impresso (apostila) e um pendrive contendo os estudos a serem utilizados pelos municípios para o desenvolvimento dos trabalhos necessários que propiciarão os elementos para atualizar o PMSB existente. Cabe destacar que os conteúdos para a capacitação ministrada foram desenvolvidos pelos técnicos da equipe da ARIS e estiveram presentes nesta etapa o Coordenador de Normatização Eng. Ciro Rocha e o Analista de Fiscalização e Regulação, Eng. Marcelo S. Matias.

Participaram, também, 11 técnicos representando seus respectivos municípios, aos quais foi entregue um certificado de participação.  Com mais esta etapa, somam-se 198 técnicos capacitados representando 86 municípios. 

Através de ferramentas desenvolvidas pela ARIS, busca-se sensibilizar e qualificar equipes de trabalhos nos municípios consorciados, entre eles, Canelinha, Governador Celso Ramos, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, São João Batista, São Bonifácio e Tijucas, afim de que possam efetivamente concluir uma frente de trabalho com o objetivo principal de avaliar e atualizar as metas dos Planos.

A ARIS pertence ao Sistema FECAM e tem como atribuições a regulação e fiscalização de todas as atividades do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos, limpeza urbana e drenagem pluvial. Atualmente a ARIS regula e fiscaliza concessionárias estaduais (CASAN e SANEPAR), empresas privadas, autarquias municipais (SAMAE’s) e a própria Administração Direta, quando prestadora dos serviços (DAE’s).