Quem pertence ao grupo prioritário e ainda não tomou a dose deve procurar a unidade de saúde de seu município
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira (26) e ainda não atingiu a meta em nenhum grupo prioritário.
Santa Catarina ficou entre os Estados com a maior cobertura de vacinação, obtendo 72,3% de imunização. No entanto, as autoridades de saúde alertam para a necessidade de imunizarmos todas as pessoas. Quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde em seu município.
É recomendado realizar a vacinação antes no início do inverno, pois o organismo leva algumas semanas para criar anticorpos e gerar proteção contra a gripe. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
A melhor forma de se proteger além da vacina é lavando bem as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
* Com informações do Portal Brasil – Ministério da Saúde