Secretários e técnicos municipais de Educação da região da Grande Florianópolis reúnem-se hoje (26) para avaliar e planejar ações em prosseguimento ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação.
O Programa ADE é desenvolvido pela Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) e pelo Instituto Positivo, com a parceria do Instituto Ayrton Senna e tem como objetivo melhorar os índices da educação na região. Para tanto, foram estabelecidas 4 Metas de atuação.
Na reunião desta quarta-feira estão sendo avaliadas a Meta 1 que se refere a aplicação dos sistema de avaliação, quanto a validação de indicadores para a construção de um plano de ação. Da Meta 2, relacionada a distorção idade/ano, estão previstos feedbacks sobre a formação dos professores e resultados das visitas ao Instituto Ayrton Senna em São Paulo.
Mário Fernandes, secretário municipal de Educação de Águas Mornas e um dos coordenadores do ADE considera que o trabalho a ser desenvolvido nos próximos meses será árduo. “Precisamos criar planos de ação para resolver problemas detectados em sala de aula, e para isso será necessário o envolvimento de gestão, capacitação de professores, financeiro, entre outros, e será um trabalho longo”, avalia.
Maria Nadir de Araújo de Souza, secretária de Educação de Garopaba, também é uma das coordenadoras do ADE. Ela afirma que já é possível ver resultados na prática do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE).
Um dos pontos importantes que ela destaca é a estruturação das secretarias. “Sem essa estruturação não conseguiríamos realizar um trabalho competente, principalmente na parte pedagógica”, finaliza.