De 4 a 7 deste mês de abril, o Instituto Ayrton Senna, parceiro da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) e do Instituto Positivo no Arranjo de Desenvolvimento da Educação, inicia a capacitação de coordenadores pedagógicos e professores, conforme indicação dos municípios, como parte da Meta 2 do ADE.
O Arranjo de Desenvolvimento da Educação foi iniciado em julho de 2015, com uma metodologia homologada pelo Ministério da Educação. O Programa já apresenta avanços em seu plano de ação no incentivo ao trabalho colaborativo nos 22 municípios da região da Grande Florianópolis.
A Meta 2 do ADE visa a redução, até o final deste ano, da taxa anual média geral de distorção idade/ano de 12,3% para 8%, consolidando políticas públicas territoriais que promovam a (re)orientação curricular e didático-pedagógica de modo a eliminar as dificuldades de aprendizagem verificadas na trajetória acadêmica dos estudantes.
A 1ª etapa de capacitação dos professores acontece na sede da GRANFPOLIS, a partir das 8:30h. O programa Se Liga Brasil vai atuar com os municípios de Angelina, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz e São José. O programa Acelera Brasil vai preparar os profissionais de educação de Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas. E o programa Fórmula da Vitória Língua Portuguesa vai atuar com Alfredo Wagner, Palhoça e São José.
Os profissionais da educação formados terão a missão de abrir salas de aula nos municípios para a aplicação dos programas.