You are currently viewing Secretaria Municipal de Saúde promove 12º Mutirão de Saúde da Mulher

Secretaria Municipal de Saúde promove 12º Mutirão de Saúde da Mulher

Ações voltadas à saúde da mulher serão realizadas gratuitamente

De 20 a 25 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, em parceria com o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), promoverá atendimentos voltados à saúde da mulher. Já no sábado (25/03), em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h para atendimentos exclusivos.

Durante a semana, as Unidades estarão disponibilizado exames como, preventivo de câncer de colo de útero e teste clínico das mamas, bem como a solicitação de mamografias conforme avaliação do enfermeiro ou médico. Essa ação tem o objetivo de promover a prevenção do Câncer de Colo Útero e do Câncer de Mama.

Já o atendimento no sábado é para atender àquelas mulheres que devido à jornada de trabalho, não podem comparecer a unidade básica de saúde em horário normal de funcionamento. As munícipes interessadas em realizar os exames devem procurar a unidade de saúde do seu bairro, com o cartão do SUS e o Cartão Nacional de Saúde.

Saúde da Mulher

O  prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, destaca que “os exames realizados neste dia, são essenciais para a saúde da mulher, sendo a forma mais eficaz de prevenir e detectar precocemente o câncer de colo de útero e de mama. Sendo assim, arrumar tempo para cuidar da saúde não é um luxo e sim uma necessidade”.

O Mutirão da Saúde no sábado (25), será um dia de atendimento especial às mulheres, tendo por objetivo de conscientizar e orientar quanto à importância da mulher cuidar da saúde, bem como de prevenir, infecções ou alterações nas células do colo do útero, aumentando as chances de recuperação e cura, pois todas merecem e tem direito à saúde de qualidade

A coordenadora da Atenção Básica, Bárbara Cristine Manoel, explica que “o exame é necessário mesmo que a paciente não esteja apresentando nenhum sintoma, pois toda mulher que tem ou já teve vida sexual, deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Vale Lembrar que tão importante quanto fazer o exame é pegar o resultado e, se necessário, seguir à risca o tratamento”.

Precauções para realização do exame

Para evitar que o material coletado esteja contaminado ou danificado durante a análise, alguns cuidados são necessários antes da realização do exame, não manter relações sexuais dois dias antes do exame, não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame. “O ideal é realizar a coleta até sete dias antes do início da menstruação, ou sete dias após o término do fluxo menstrual”, ressalta Francielly Andrade, coordenadora de Programas de Saúde.

— 

Prefeitura de Biguaçu

Diretoria de Comunicação (DICOM)
Martha Huff – Jornalista DRT/SC 2221
Pedro Costa – Jornalista MTB/SC 4939

Maike Ferreira – Estagiário
Fone: (48) 3279-8017 
www.bigua.sc.gov.br