You are currently viewing 1ª reunião de 2017 do ADE reúne gestores educacionais dos 22 municípios da Grande Florianópolis

1ª reunião de 2017 do ADE reúne gestores educacionais dos 22 municípios da Grande Florianópolis

Secretários Municipais de Educação e técnicos da área foram recebidos hoje (21) na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis. Foi a 1ª reunião do ano do Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação desenvolvido pela GRANFPOLIS e pelo Instituto Positivo.

O presidente da GRANFPOLIS, Juliano Duarte Campos, prefeito de Governador Celso Ramos, abriu o encontro falando dos desafios dos novos gestores e da necessidade de que a área da educação seja efetivamente priorizada pelas administrações municipais. “Somente por meio da educação poderemos promover as transformações necessárias à nossa sociedade”, enalteceu.

Motivado e gratificado. Assim o assessor de Educação da Associação dos Municípios, Antão Antônio David, se manifestou ao registrar a presença de 100% dos municípios da região. “Só temos a agradecer aos senhores prefeitos, em especial ao presidente Juliano Campos, pela compreensão da importância deste Programa”, disse.

Para Mário Fernandes, secretário de educação de Águas Mornas e presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Região da Grande Florianópolis, importantes etapas vêm sendo desenvolvidas desde 2015 quando do início do ADE. “Este ano o primeiro passo foi dado na reunião desta terça-feira quando todos os secretários e técnicos foram situados a respeito do Programa e os avanços já conquistados”, registrou.

Na sequência, destaca Mário, está a busca de parceiros e recursos para a realização da Meta 2 do ADE. “Temos já a parceria do Instituto Ayrton Senna e estamos dando continuidade aos contatos com empresas. As empresas interessadas em participar desta grande revolução na educação da região podem nos procurar que esclareceremos todas as questões e levaremos as propostas”.

Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo, disse que 2017 será um ano de entregas. “Hoje estamos apresentando o ADE para os secretários e técnicos, convidá-los a fazer parte e dar continuidade às metas já estabelecidas. Nosso objetivo agora é implantar as ações previstas na Meta 2 para que possamos reduzir de 12.8% para 8% a distorção idade/série, ou seja, reduzir as desistências e reprovações na educação básica. Este é um grandioso desafio, já que estamos falando de cerca de 5 mil alunos”,

Outro grande desafio, afirma Eliziane, é a Meta 1. “Conhecer porque nossos alunos não aprendem. Porque eles têm tantas dificuldades em português e matemática. Ano passado aplicamos a prova Hábile e neste ano vamos estudar esta avaliação, entender os resultados e trocar experiências”, afirmou.

“Estamos buscando os melhores parceiros no Brasil, como o Instituto Ayrton Senna, para que possamos trazer a melhor experiência, tecnologia, para que juntos consigamos trazer as mudanças que a sociedade precisa. As parcerias são fundamentais. Elas dão força, engajamento e resultados”, concluiu.

O ADE 

O Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação foi iniciado em julho de 2015, com uma metodologia homologada pelo Ministério da Educação. O Programa já apresenta avanços em seu plano de ação no incentivo ao trabalho colaborativo nos 22 municípios da região da Grande Florianópolis.