No próximo dia 21 de fevereiro a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e o Instituto Positivo recebem na sede da GRANFPOLIS gestores dos 22 municípios da região para uma apresentação do plano de ação do Programa Arranjo de Desenvolvimento da educação (ADE). A reunião terá início às 8.30h e contará com a presença de representantes do Instituto Airton Senna, entidade parceira da meta 2 do programa
Iniciado em julho de 2015, com metodologia aprovada pelo MEC, o ADE já apresenta avanços em seu plano de ação no incentivo ao trabalho colaborativo nos 22 municípios da região da Grande Florianópolis.
O assessor para assuntos educacionais da GRANFPOLIS, Antão Antônio David, junto com a consultora em educação, Gilmara Silva, e a coordenadora de responsabilidade social do Instituto Positivo, Cristiane Fonseca Silva, vêm realizando uma série de visitas aos municípios da região para orientar os novos gestores sobre o Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação.
Na última semana eles estiveram nos municípios de Biguaçu, Paulo Lopes, Palhoça, Angelina, Águas Mornas, Nova Trento, Antônio Carlos, Alfredo Wagner, Leoberto Leal, São Pedro de Alcântara, Anitápolis e Major Gercino em contato com equipes técnicas e secretários de educação.
O ADE da Grande Florianópolis prossegue com o roteiro de visitas aos municípios da região para orientar os novos gestores e formar turmas para os Programas Acelera Brasil e Fórmula da Vitória, que fazem parte da meta 2 do programa.
A meta 2 do ADE tem por objetivo qualificar o fluxo escolar em todas as turmas do Ensino Fundamental do território da GRANFPOLIS, reduzindo a distorção Idade/Ano considerada alta na região, e evitar os reflexos como dificuldades de aprendizagem verificadas na trajetória acadêmica dos estudantes.