Os municípios que estão com novos profissionais na área de Assistência Social necessitam capacitá-los para o início dos trabalhos. Na sexta-feira (3), a assessora de Assistência Social da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, Vânia Guareski Souto, esteve em São João Batista com este objetivo.
Na oportunidade Vânia abordou diversos aspectos relativos a Política de Assistência Social, com destaque para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado no CRAS, com atendimentos em grupo.
Segundo a assistente social da GRANFPOLIS trata-se de uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, observa.