You are currently viewing Restauração do telhado do Teatro Adolpho Mello está concluída

Restauração do telhado do Teatro Adolpho Mello está concluída

Agora, a equipe trabalha na conclusão das calhas

A obra de restauração do telhado do Teatro Adolpho Mello já está pronta. Agora, a equipe da empresa contrata trabalha para finalizar as calhas do prédio construído em 1856 e que é tombado como patrimônio histórico de São José. Na segunda fase de restauração, que já conta com recursos assegurados e está em fase de licitação, serão recuperadas as fachadas e esquadrias.

Para a recuperação do telhado foram investidos cerca de R$ 180 mil repassados pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com contrapartida do Município. Com a conclusão da primeira etapa de obras, poderá ser dado início à segunda fase da restauração, com as obras nas fachadas e esquadrias. Esta etapa será realizadas com recursos da Caixa Econômica Federal, que já firmou convênio no valor de R$ 270 mil com o Município. Em paralelo, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo já está trabalhando para viabilizar a terceira etapa das obras, com a elaboração dos projetos da parte elétrica e hidráulica. Os trabalhos estão na fase de orçamento.

As obras do Teatro Adolpho Mello eram aguardadas há muitos anos pela população de São José. O restauro era também uma necessidade, já que a última intervenção na estrutura do prédio foi realizada na década de 1980 e as condições físicas da edificação estavam bastante comprometidas. Por este motivo, o Teatro foi interditado pela Defesa Civil de São José, a pedido da Administração Municipal, em março de 2013, por medida de segurança.

Desde então, o Município vem trabalhando para viabilizar a recuperação completa da estrutura física do Teatro. Em parceria com a Udesc, foi elaborado o projeto de restauro do prédio. O objetivo é garantir que o local volte funcionar como teatro, sem perder sua identidade, já que se trata da mais antiga casa de espetáculo de Santa Catarina e uma das três mais antigas do país.

SECOM PMSão José