Vilmar Francisco Machado (PP) recebeu 7 votos e atuará até dezembro.
No domingo (2), cidade vai escolher prefeito que assumirá em 2017.
A Câmara de São João Batista, na Grande Florianópolis, escolheu nesta quarta-feira (28) Vilmar Francisco Machado (PP) como prefeito e Valdecir José Setti (PP) como vice. O mandato terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2016. No próximo domingo (2) a cidade tem eleições diretas para escolha do prefeito que assumirá o cargo a partir de 2017.
A chapa de Vilmar e Valdecir era a única concorrendo. De acordo com a Câmara, a outra chapa teve a candidatura indeferida. Os nove vereadores participaram da votação, conforme a Câmara. A chapa do PP foi eleita com sete votos favoráveis e dois contrários.
Segundo a Câmara de Vereadores de São João Batista, a eleição indireta no município começou às 14h. Às 15h, ocorreu a cerimônia de posse do novo prefeito.
Em agosto, a Câmara determinou que fossem convocadas eleições indiretas no município .O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) determinou o afastamento do prefeito e vice-prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSD) e Élio Peixer (PMDB).
Afastamento
Cândido e Peixer foram julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2 de agosto e condenados por fraude eleitoral. No julgamento do TSE, os dois eleitos em 2012 foram cassados.
Foi determinada a realização de novas eleições porque, segundo o Código Eleitoral, elas são necessárias caso metade do eleitorado tenha votado no candidato indeferido. Quando foram eleitos, prefeito e vice tiveram 8.088 votos, o que corresponde a 52,02% dos votos válidos, segundo o TRE-SC.
Em relação a esta eleição ter sido indireta, o motivo alegado é que ficariam muito próximas do pleito já programado para 2 de outubro e seriam muitos gastos públicos para um mandato de poucos meses.
Fonte: G1 SC