GRANFPOLIS é sede de Ciclo de Estudos sobre Valor Adicionado
Durante dois dias a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis é sede do Ciclo de Estudos do Movimento Econômico. O evento é direcionado aos técnicos credenciados pela Secretaria de Estado da Fazenda que atuam no controle do Movimento Econômico e ao Grupo de Acompanhamento da Apuração do Valor Adicionado – GAAVA, e conta com a participação de dirigentes de Associação dos Municípios.
A promoção do Ciclo de Estudos é do CONFAZ-M/SC, com realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e apoio da GRANFPOLIS e Secretaria de Estado da Fazenda.
Na programação do evento estão sendo realizados apresentações e estudos sobre questões e assuntos polêmicos que envolvem o valor adicionado/cota-parte do ICMS aos Municípios Catarinenses.
A abertura do Ciclo de Estudos ficou a cargo do Diretor Executivo da GRANFPOLIS, Miguel Augusto Faraco, e do Assistente Jurídico da FECAM, Juarez Dias, representando o CONFAZ-M/SC.
Entre os temas em debate destaque para: A importância e eficiência do Valor Adicionado; Acesso ao sistema de processamento das informações e metodologia; Empresas com operações por conta e ordem (Trading); Empresas geradoras de energia na apuração do valor e substituição tributária, e o Decreto Lei 1.182/2012, que trata de exclusões nas entradas na apuração do valor adicionado, entre outros.