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Municípios da Grande Florianópolis trabalham na qualificação dos processos de gestão para garantir melhores índices na educação

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Planejamento, acompanhamento de processos e prazos são pontos primordiais para que os Municípios da Região da Grande Florianópolis qualifiquem os processos de gestão e, consequentemente, melhorem seus índices na área da educação.

A afirmação é da especialista em educação, Gilmara da Silva, consultora do Instituto Positivo, instituição parceira da GRANFPOLIS no projeto Arranjo de Desenvolvimento da Educação, que já passou pelas fases de diagnóstico e desenvolve, agora, o Plano de Ação Articulada 2016-2019. Os municípios envolvidos no processo buscam, de forma conjunta, soluções, formação e identificação de erros e busca de soluções.

Gilmara aponta que entre 2011 e 2014, 33 obras foram canceladas por falta de documentação, prazos expirados, entre outros fatores. A maioria destas obras é de construção de escolas para ensino infantil e fundamental. Estes dados estão disponíveis para consulta pública no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gerido pelo Ministério da Educação.  

Nesta quarta-feira (1º), a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), por intermédio das assessorias de Educação e Projetos Especiais, reuniu pela primeira vez, técnicos educacionais e gestores municipais de convênios dos 22 municípios associados para capacitá-los sobre as ferramentas de financiamento, planejamento e desenvolvimento de projetos da educação pública em regime de colaboração dos municípios com o Governo Federal.

O objetivo da capacitação foi o de reconhecer as possibilidades legais e as consequentes ferramentas para efetivar o regime de colaboração dos municípios junto ao Governo Federal para o financiamento das ações de construção, reforma e ampliação e, aquisição de mobiliário, equipamentos e recursos técnicos, didáticos e pedagógicos.