Representantes do Escritório de Projetos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e assessores de projetos das Associações de Municípios, estão reunidos na manhã desta quarta-feira (04), em Florianópolis, para dar continuidade ao Projeto da Rede do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – Rede SICONV. A Assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, Adriana Souza, participou do encontro.
A Rede prevê que, por meio de multiplicadores, sejam capacitados os agentes municipais na utilização do sistema, que dá transparência ao uso do recurso público transferido pelo governo federal aos estados, municípios e organizações da sociedade civil. O grupo reunido nesta manhã recebeu formação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Os multiplicadores serão a ponte entre o governo federal e os municípios na transferência de conhecimento, trazendo mais agilidade ao processo e otimizando recursos e tempo.
“É uma formação muito importante tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos técnicos municipais no seu dia a dia de trabalho”, explica a coordenadora do Escritório de Projetos da FECAM, Marli Burato. “Estamos definindo a agenda de capacitações que serão realizadas ao redor do estado, em parceria com as Associações de Municípios”, afirma.
O modelo catarinense de formação da Rede SICONV é diferenciado dos demais estados do país, já que a entidade responsável por assumir a implantação da rede junto aos municípios foi a FECAM, por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado com o Estado. Além disso, a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM ficou responsável por assumir a disseminação junto às organizações da sociedade civil.
*Com informações da FECAM