O período de Consulta Pública iniciou no dia 19 de fevereiro de 2016 e foi até o dia 28 de abril, totalizando 101 dias corridos. Ao todo, foram recebidas 369 contribuições – 23 através dos formulários impressos e cerca de 350 através do formulário online.
As propostas recebidas estão sendo analisadas pela equipe técnica e, futuramente, serão deliberadas pelos Delegados na Conferência Final do Plano Diretor.
A população pode contribuir com sugestões e questionamentos para o aperfeiçoamento do novo Plano, que orientará o desenvolvimento do Município nos próximos anos, buscando garantir uma cidade sustentável, com adequações sociais, econômicas e ambientais.
Com a consulta pública finalizada, uma audiência pública marcará a abertura da Conferência Final, que será composta por diversos encontros e oficinas com os delegados, todos acompanhados por membros do Colegiado de Acompanhamento e Controle (CAC).
Durante a Conferência, serão discutidas as sugestões propostas pela população por meio da consulta e de que forma serão ajustadas no texto final do projeto de lei, que será enviado ao Poder Executivo e, em seguida, à Câmara Municipal de São José.
A expectativa da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), responsável pela elaboração do Plano Diretor, é que a Conferência comece neste mês. O grande desafio é desenvolver São José para que a cidade se torne mais atrativa, receba mais investimentos, empreendedores, gerando oportunidades, empregos e renda.
A versão preliminar do Plano Diretor Participativo de São José foi apresentada à população em três audiências públicas. Iniciado em setembro de 2014, o processo de reelaboração do Plano incluiu uma série de encontros comunitários para garantir a participação da sociedade. Foram 36 reuniões em 11 áreas da cidade.