Além disso, a Chefe de delegação de Santa Catarina, Lídia Vargas Peixer, também é da Capital Catarinense dos Calçados
Talissa Palma Muller e Livia dos Santos Bento de São João Batista fazem parte da comitiva catarinense na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que está sendo realizada em Brasília. O evento segue até quarta-feira, 27.
Além disso, a Chefe de delegação de Santa Catarina é a Secretária Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedca/SC, Lídia Vargas Peixer, que também é da Capital Catarinense dos Calçados. Cerca de um terço dos 1.200 delegados da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é de jovens.
Paralelo ao evento são realizadas a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
A chefe da delegação catarinense explica que especificamente sobre a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, os principais temas debatidos pelos delegados são a reforma política dos conselhos de direitos e o plano decenal dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A Secretaria Nacional de Direitos Humanos – SDH/CONANDA custeará as despesas de hospedagem e alimentação de todos os delegados, bem como as passagens aéreas dos delegados representantes da Sociedade Civil, ficando o Estado encarregado de custear as passagens aéreas dos delegados representantes governamentais
Etapas
Dos 295 municípios catarinenses, 275 municípios realizaram suas Conferências Municipais em que foram eleitos os delegados que participaram da etapa regional correspondendo a 93% dos municípios do Estado. As Conferências Municipais e Regionais apresentaram um total de 321 deliberações que foram debatidas e defendidas pelos seus representantes (delegados) na Xª Conferência Estadual DCA que registrou a participação total de 2.674 pessoas.
A etapa Estadual foi realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2015, no Oceania Park Hotel, em Florianópolis organizada pelo o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de Santa Catarina (CEDCA/SC) em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST/SC.
Outro destaque
Pela primeira vez São João Batista também teve um delegado representando a cidade em uma Conferência Nacional de Assistência Social em dezembro de 2015. Eurico de Andrade foi eleito como delegado na Conferência Municipal em julho de 2015 e em sua participação na Conferência Estadual ficou eleito como representante dos usuários da Assistência Social de São João Batista e de Santa Catarina junto à Conferência Nacional para defender os direitos dos usuários e suas famílias que precisam da assistência social.
PM São João Batista