A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, reuniu em sua sede nesta terça-feira (19) secretários e técnicos ligados a área de planejamento urbano dos 22 municípios, para capacitá-los à realização das conferências das cidades.
A Secretária Executiva do Conselho Estadual das Cidades e servidora da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão, Luz Marina Stradiotto Steckert, repassou aos participantes informações gerais sobre a realização das conferências.
Os municípios brasileiros precisam convocar suas conferências das cidades até o dia 6 de maio e realizá-las até o dia 5 de julho. Por ser este um ano eleitoral, as etapas estadual e nacional serão realizadas no próximo ano. A estadual em março e a nacional em julho.
Com o tema A Função Social da Cidade e da Propriedade e o lema Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas, a 6ª Conferência Nacional das Cidades quer promover a participação dos cidadãos no processo do desenvolvimento urbano e no planejamento das cidades.
Luz Marina reforça que as conferências municipais serão públicas e acessíveis a todos os cidadãos. Já as eleições para os delegados que participarão da etapa estadual deverão respeitar os critérios de representação de órgãos, entidades e organizações.
A reunião foi coordenada pela arquiteta e urbanista da Associação, Valesca Menezes Marques, da área de Planejamento Urbano, e contou com a colaboração da Assessora de Assistência Social, Vânia Guareski Souto.
As assessorias da GRANFPOLIS estão habilitadas a fornecer informações e materiais aos municípios para a realização de suas conferências.