Eleição e posse da nova diretoria da entidade aconteceram nesta sexta-feira (11)
A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis elegeu sua nova diretoria em Assembleia Geral Ordinária realizada nesta sexta-feira (11), em sua sede.
O ex-presidente da GRANFPOLIS, o prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, volta a presidir a entidade. O 1º Vice-presidente eleito é Laurino Peters, prefeito de São Bonifácio e para a 2ª Vice-presidência foi eleita Tatiane Dutra Alves da Cunha, prefeita de Leoberto Leal. Para o Conselho Fiscal, Pedro Francisco Garcia, prefeito de Águas Mornas.
Além de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras, secretários municipais e primeiras- damas, prestigiaram a Assembleia da GRANFPOLIS o deputado federal Esperidião Amin e o deputado estadual Gean Loureiro, e o ex-prefeito de Anitápolis e ex-presidente da Associação, Saulo Weiss, representando a deputada estadual Dirce Heiderscheidt, além dos diretores da FECAM, Celso Vedana, de Articulação Institucional, e Rodrigo Guesser, Executivo.
Evandro dos Santos enalteceu a importância da Associação dos Municípios no apoiamento técnico aos municípios e da satisfação em mais uma vez dar a sua contribuição para o êxito deste trabalho.
Pelo fato de 2016 ser um ano eleitoral e, por consequência, os prefeitos que desejam concorrer a reeleição terem que se desemcompatibilizar das funções públicas, os demais membros para o Conselho Fiscal serão eleitos posteriormente.
O prefeito de Canelinha, Antônio da Silva, que deixa a presidência da GRANFPOLIS, agradeceu o apoio de todos durante o período em que esteve no cargo. Disse que o momento vivido pelos prefeitos é difícil e a união de todos através do associativismo é fundamental para a troca de experiências e busca de soluções aos problemas comuns e regionais.
Termo de Cooperação
Durante a Assembleia Geral Ordinária foi assinado Termo de Cooperação entre a GRANFPOLIS e o Governo do Estado. A partir de agora a Secretaria de Estado de Planejamento manterá equipe do Núcleo de Gestão de Convênios da Grande Florianópolis (NGC), instituído pelo decreto 624/2016, na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.
O Termo de Cooperação foi assinado pelo presidente da GRANFPOLIS e pelo Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, para quem “trata-se do primeiro passo no sentido de uma reaproximação da estrutura das Associações com o Governo do Estado, que ao construir o processo de descentralização deixou de lado este processo histórico de Santa Catarina e incomum no Brasil que foi a organização dos municípios em torno das Associações”.
O núcleo funcionará nas dependências da GRANFPOLIS com o objetivo de auxiliar na gestão dos convênios a serem firmados entre o Estado e as prefeituras e entidades dos 13 municípios anteriormente abrangidos pela SDR (Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São Pedro de Alcântara e São José).
“Um pequeno passo que pode sinalizar um grande passo em breve”, disse Flores, ressaltando ainda que “a revisão que está sendo feita das SDRs para as ADRs, está focando no instrumento de planejamento, do encaminhamento de uma ação conjunta, coletiva, das regiões de nosso Estado e vamos trabalhar isso considerando os esforços que as Associações de Municípios vem fazendo. Não podemos deixar de lado o que a FECAM e as Associações de Municípios tem produzido de informações e de articulação política neste replanejamento do Estado de Santa Catarina”, concluiu.
Alterações Estatutárias
Em Assembleia Geral Extraordinária os prefeitos também aprovaram mudanças no Estatuto da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis.
Foi criado o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro, a ser exercido pelo contador Gilberto Brasil, e alterada a nomenclatura do cargo de Secretário Executivo exercido por Miguel Augusto Faraco, para Diretor Executivo.