You are currently viewing Parceria inédita entre as cidades de Santo Amaro e Caviahue-Copahue (ARG) visa um futuro visionário para Caldas da Imperatriz

Parceria inédita entre as cidades de Santo Amaro e Caviahue-Copahue (ARG) visa um futuro visionário para Caldas da Imperatriz

Prefeitura e HidroCaldas selam acordo de cooperação com a cidade argentina que é referência mundial em exploração e turismo de águas termais

As gestões voltadas para as estâncias termominerais de Caldas da Imperatriz seguem a passos largos para um futuro planejado e visionário no quesito desenvolvimento turístico. No último final de semana, a Prefeitura Municipal e a Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz (HidroCaldas) selaram um acordo de parceria com a cidade de Caviahue-Copahua, localizada na província de Neuquen, extremo oeste da Argentina. A “Carta de Intenções” foi assinada primeiramente pelo prefeito Sandro Vidal e em seguida no país “hermano”, contando com a presença do presidente e do diretor administrativo da HidroCaldas, Ricardo Costa e Ricardo Matos. O projeto tem por objetivo compartilhar interesses comuns e implantar em Santo Amaro um sistema de gestão semelhante ao da cidade que realiza, por temporada (de dezembro a abril), cerca de 200 mil tratamentos de saúde com águas termais.

Recentemente, Santo Amaro da Imperatriz implantou de forma inédita no Brasil um sistema especializado de tratamento terapêutico com águas termais. Com 82 pacientes já atendidos de forma gratuita, os estudos comprovaram que as águas da cidade contam com substâncias capazes de reabilitar diversos tipos de dores e inflamações, como artrites, artroses, fibromialgia, entre outras. Tal serviço poderá servir de base para a cidade vizinha:

“Tendo continuidade, essa parceria será um grande legado para ambas as regiões, pois seremos cidades irmãs, promovendo o acesso a intercâmbio turístico, social e científico-medicinal, fazendo com que as localidades se desenvolvam conjuntamente”; comenta o presidente Ricardo Costa.

Já o prefeito Sandro Vidal destacou o planejamento da cidade argentina que é totalmente voltada para o turismo, oferecendo grandes variedades em hotelaria, gastronomia, centros de fisioterapias para atletas de ponta, banhos e esportes radicais, como esqui e snowboard:

“Temos opções turísticas semelhantes, mas hoje a realidade entre os dois municípios é muito diferente. Caviahue-Copahue está no auge, tem apenas mil habitantes para um turismo que gera mais de 500 empregos. Porém, tenho certeza que, em longo prazo, temos potencial para transformar nossa cidade em algo ainda maior. Não estou sendo demagogo, até porque a nossa água é a segunda melhor do mundo, e é por isso que vamos abraçar essa parceria, buscando atrair investidores, gerar empregos e colocar a nossa cidade em um roteiro que seja, no mínimo, referência nacional”, afirmou Vidal.

Em maio, representantes da Caviahue-Copahue, entre eles o prefeito local, devem visitar Santo Amaro da Imperatriz para estreitar ainda mais os laços e dar seguimento aos projetos futuros.

  Marcus Martins Assessor de Imprensa / (48) 9184-5627 Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz (fanpage) imprensapmsai@gmail.com