Na manhã desta quinta-feira (21), prefeitos da Grande Florianópolis estiveram reunidos para tratar de ações conjuntas visando garantir a ampliação da Via Expressa, BR-282, que dá acesso à capital. A reunião, que ocorreu na Prefeitura de São José, resultou em um documento no qual os prefeitos demonstram indignação com o fato da obra não ter sido iniciada.
O documento também aponta as ações que serão desenvolvidas a partir de agora. Ficou acertado que, por intermédio do gabinete do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, serão agendadas para o início do próximo mês audiências em Brasília no Ministério dos Transportes e no DNIT para tratar do assunto. Os prefeitos também vão buscar apoio do Fórum Parlamentar Catarinense e do governador Raimundo Colombo.
“O DNIT já tem um projeto completo que resolveria o problema, é uma obra grande, de alto custo, por volta de R$ 500 milhões, mas o governo federal pode começar, fazer uma etapa pelo menos, já iria desafogar. Essa será nossa luta”, defendeu o prefeito Cesar Souza Junior.
A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, que recebeu os prefeitos em seu gabinete, deu seu próprio testemunho de como é importante que esta obra saia do papel. “Para resolvermos assuntos no governo do Estado, temos que sair duas horas antes, um tempo que poderíamos estar economizando a favor da cidade, e, como eu, todos passam pela mesma situação. É um impacto econômico incalculável”, afirmou.
Também participaram da reunião os prefeitos de Anitápolis, Marco Antonio Medeiros Junior; de Antônio Carlos, Paulo Remor; de Biguaçu, Ramon Wollinger; de Paulo Lopes, Evandro dos Santos; de Palhoça, Camilo Martins; de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Vidal, e o vice-prefeito de Angelina, Leonardo Hammes, em exercício do cargo de prefeito.
Manifesto em defesa das obras de duplicação da Via Expressa – BR 282
Os prefeitos da Grande Florianópolis se reuniram na data de hoje, dia 21 de janeiro de 2016, para tratar do projeto de duplicação da BR 282, especificamente da Via Expressa.
Importante destacar que este manifesto ocorre por completa indignação provocada pelas intermináveis filas registradas diariamente na Via Expressa, como também pelo fato de que, há três anos, ter havido a promessa do então ministro dos Transportes, Paulo Passos, e da presidência do DNIT para o início das obras em 2014. Na ocasião, foi feita a apresentação dos projetos de duplicação da via, implantação das marginais e corredores de ônibus.
Diante deste celeuma, estamos reunidos para anunciarmos ações conjuntas dos prefeitos para buscar uma solução, dentre elas:
1 – Audiência conjunta dos prefeitos da Grande Florianópolis com o ministro dos Transportes, presidente do DNIT e com os integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense;
2 – Pedido de apoio político e institucional ao governador Raimundo Colombo para enfrentamento do maior gargalo do trânsito catarinense;
3 – Mobilização conjunta de todas as entidades representativas da sociedade civil organizada para a solução de um dos maiores entraves do desenvolvimento da região metropolitana;
4 – Buscar todos os meios políticos, administrativos e, se necessário, jurídicos para a solução deste problema que se arrasta há anos.
São José, 21 de janeiro de 2016
Adeliana Dal Pont – prefeita de São José
Antônio Paulo Remor – prefeito de Antônio Carlos
Camilo Martins – prefeito de Palhoça
César Souza Junior – prefeito de Florianópolis
Evandro João dos Santos – prefeito de Paulo Lopes
Leonardo Hammes – prefeito em exercício de Angelina
Marco Antonio Medeiros Junior – prefeito de Anitápolis
Ramon Wollinger – prefeito de Biguaçu
Sandro Carlos Vidal – prefeito de Santo Amaro da Imperatriz