Será na próxima terça-feira (27), em audiência pública, a apresentação à sociedade da versão preliminar do Plano Diretor Participativo de São José. A reunião será realizada no Centro Multiuso, na Avenida Beira Mar de São José, às 19:30h.
Na oportunidade a equipe técnica da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, que trabalha desde setembro do ano passado na Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José, também vai abrir consulta pública para coletar novas contribuições dos moradores do município nos próximos 30 dias. Essas informações serão avaliadas e discutidas pelos delegados para aperfeiçoar a proposta do Plano antes da conferência final.
Segundo o coordenador técnico, Edson Cattoni, além de ser todo atualizado com base na legislação, o grande diferencial do novo Plano Diretor é a oportunidade de descentralizar o desenvolvimento e oportunidades de emprego e renda pela cidade, ampliar a segurança das pessoas no que diz respeito a eventos extremos, deslizamentos e enchentes e orientar o crescimento da cidade. “Mesmo com todas as incertezas, temos que fazer um Plano que possa funcionar atualmente e receber aperfeiçoamento ao longo do tempo para se ajustar conforme o cenário for evoluindo”, explica o arquiteto.
Neste contexto, um dos objetivos do Plano Diretor Participativo é preparar São José para o futuro. “Precisamos organizar a cidade para acomodar um crescimento para as próximas décadas, por isso estamos trabalhando com uma perspectiva de 30 anos, embora algumas questões extrapolem 2045”, complementa Cattoni.
Uma prévia do Plano Diretor foi apresentada, na noite desta terça-feira (20), durante a 12ª Oficina de Planejamento Estratégico Participativo, que reuniu delegados e membros do Colegiado de Acompanhamento e Controle (CAC), representantes da sociedade civil e do poder público.
Para o secretário municipal de Serviços Públicos, Michel Schlemper, o Plano Diretor possibilitará instrumentos legais para melhorias e incremento da receita do Município por meio de parcerias com empreendedores e investidores, que contribuirão para o crescimento econômico da cidade, garantindo um futuro com planejamento e sustentabilidade.
“Já percorremos um longo caminho, mas estamos cada vez mais perto de a cidade ter um Plano Diretor participativo e democrático, que comportará um controle do desenvolvimento urbano que queremos para São José nos próximos anos, com ampla visão da sociedade que está contribuindo desde setembro de 2014”, destaca o secretário.
O Plano Diretor organizará o desenvolvimento do Município para os próximos 30 anos com adequações sociais, econômicas e ambientais. A participação da comunidade permite que as pessoas compreendam a articulação desses elementos e futuramente contribuam nos ajustes necessários.
O processo de reelaboração do Plano Diretor de São José foi iniciado em setembro de 2014 e a expectativa é que o projeto seja concluído no primeiro semestre de 2016. Todos os dados levantados até agora foram apresentados à população em três audiências públicas. O processo incluiu ainda uma série de encontros comunitários, para garantir a participação da sociedade. Foram cerca de 30 reuniões em 11 regiões da cidade.
* Com informações da SECOM- Prefeitura Municipal de São José