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Censo SUAS – Gestores estaduais, municipais e conselheiros começam a preencher as informações do Censo do Sistema Único de Assistência Social

A novidade deste ano é a inclusão de um questionário para as unidades que executam o serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas com algum grau de dependência e suas famílias. Com isso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) terá informações mais específicas sobre o serviço.

O Censo Suas é feito anualmente desde 2007. O levantamento permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar a quantidade de unidades de atendimento, a estrutura, as atividades e os serviços prestados, além do perfil dos trabalhadores da área.

A iniciativa também avalia a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como norteia as políticas públicas. “O Censo Suas é uma importante ferramenta de coleta de informações sobre serviços, programas e projetos de assistência social, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social”, afirmou Nunes.

A Assessoria em Assistência Social da Granfpolis alerta: O município que não preencher o questionário pode sofrer sanções administrativas ou mesmo bloqueio de recursos enviados pelo governo federal.

Preenchimento – O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço.
A orientação é que as unidades respondam ao questionário no papel e, depois, encaminhem ao gestor para o preenchimento no sistema eletrônico.