Projeto visa recolher dados clínicos e analisá-los para aplicar medicina preventiva. Na tarde desta terça-feira reuniram-se no auditório da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, além de professores e alunos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde para discutir a parceria sobre o novo projeto “Fatores psicossociais e socioeconômicos na determinação da saúde da criança – Coorte Brasil Sul”, com duração prevista de 36 meses.
“Historicamente, a união entre a educação e saúde sempre apresentou ótimos resultados, como nos programas educacionais de saúde nas escolas”, lembrou o prefeito Camilo Martins. A opinião é compartilhada pelo secretário de saúde, Rosinei Horácio, que acrescentou: “Este projeto deverá ser revolucionário a longo prazo e fortificará a parceria entre o município e a universidade comunitária”, finalizou Rosinei.
Inspirada em países de primeiro mundo, a cooperação faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da referida universidade e é pioneira no Brasil. O objetivo principal é acompanhar a dinamicidade da saúde da população pelo período determinado, atualizando diretrizes para prevenir as patologias predominantes.
Franciele S. Bruchado
Assessoria de Imprensa
3047-5564
Secretaria Municipal de Saúde