Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores da Grande Florianópolis prestigiaram a inauguração do Hospital Regional de Biguaçu, nesta quarta-feira (26). A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador Raimundo Colombo, do secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing, do prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, além de deputados e moradores da região.
A Associação dos Municípios da Grande Florianópolis foi representada pelo presidente e prefeito de Canelinha, Antônio da Silva, e pela assessora em Saúde, Terezinha Niehues.
O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, em homenagem a um dos primeiros farmacêuticos do município, já a partir desta quinta-feira começa as atividades com atendimento ambulatorial.
A ativação da unidade irá acontecer em três etapas. Neste primeiro momento, serão iniciados os atendimentos do ambulatório com oito especialidades (Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cardiologia); na segunda fase, dentro de 60 dias, a internação clínica e cirurgias de baixa e média complexidade; e na terceira etapa entrará em funcionamento a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em um prazo de 120 dias. Após atingir sua capacidade plena de atendimento, o hospital vai oferecer 110 leitos e poderá atender um total de 2.655 pacientes por dia.
Durante a solenidade o ministro da Saúde assinou a portaria de habilitação e liberação de recursos federais para o custeio da unidade, no valor anual de R$ 14,8 milhões. “O Hospital de Biguaçu tem um papel metropolitano, decisivo para melhorar o atendimento de 22 municípios da região”, disse Chioro.
O custeio mensal será de R$ 2,6 milhões repartidos entre Estado e União.
O Hospital de Biguaçu, segundo o secretário João Paulo Kleinubing, fará parte de uma rede, com atendimento na área da pediatria e procedimentos de média complexidade. “Mais do que a inauguração do hospital, estamos iniciando um processo de reorganização do sistema de atendimento na Saúde da Grande Florianópolis, direcionando cada unidade para sua vocação, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento e menos tempo nas filas de espera”, declarou o secretário da Saúde.
Emocionado, o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, falou da felicidade em mais uma vitória para a cidade e que vai ajudar muito na área da Saúde de toda a região. “É um privilégio para o município que hoje já conta com uma UPA 24 horas e que atende cerca de 7 mil pessoas por mês, sendo que 30% não são de Biguaçu, agora terá o Hospital Regional que vai atender toda a região”.
Quem também ficou visivelmente emocionado, foi o ex-prefeito Castelo Deschamps. Foi na sua administração que foi dado início a construção da unidade de saúde localizada no Bairro Vendaval, com fácil acesso via BR-101 e SC-407, o Hospital Regional de Biguaçu foi construído pela parceria entre prefeitura e governos do Estado e Federal.