Conforme orientação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), o município de São João Batista trabalha desde o primeiro semestre na municipalização do trânsito. Na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, o diretor de trânsito Evair Bernardo e o prefeito Daniel Netto Cândido receberam o conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina – CETRAN, José Carlos Chico Pereira. O tenente da Polícia Militar, Sérgio Arlan Pinto Rodrigues e o Sargento Márcio Meyer também participaram da reunião.
O conselheiro veio fazer uma vistoria técnica no departamento e comunicar a aprovação do pedido de municipalização pelo Estado. Agora, o projeto que também já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, segue para Brasília. “Depois de lá, volta para cá, mas deverá levar mais uns 60 dias”, explica Evair.
O tenente Arlan acrescenta que após a municipalização conseguirão resolver a situação do pátio . “É fundamental que a gente resolva essa situação, pois em cidades próximas a nós, como Tijucas, a regularização do pátio fez com que caísse em 40% o número de ocorrências de roubo, mas só conseguimos regularizar se municipalizamos”, informa o Tenente Arlan. O Tenente ressalta que a maioria dos criminosos trafega em veículos irregulares e hoje não podem fazer apreensão, pois não tem o local adequado, conforme prevê a lei, para guardar estas motos e carros.
“O caminho é municipalizar, como a maioria das cidades catarinenses já faz”, diz.
Arlan enfatizou que não é nada que irá gerar custo ao município, mas fará uma diferença enorme, inclusive para buscar outros recursos para esta área, pois hoje a Secretaria de Obras, por exemplo, já faz o serviço de trânsito indiretamente.
Dirleni Dalbosco
Prefeitura de São João Batista
48.9126 – 0474/ 3265.0195
Jornalista SC 02934