You are currently viewing Grande Florianópolis trata da implementação de Consórcio Intermunicipal de Saúde

Grande Florianópolis trata da implementação de Consórcio Intermunicipal de Saúde

Prefeitos e representantes de municípios da Grande Florianópolis estiveram reunidos nesta quarta-feira (19), na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, para colocar em prática o Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Em março de 2011, em Alfredo Wagner, os 22 municípios da região da Grande Florianópolis aprovaram o protocolo de intenções com o objetivo de constituir o consórcio público de saúde, com personalidade jurídica de direito público, sob a forma de associação pública, com o objetivo de otimizar os recursos públicos disponíveis e reforçar o papel do município na consecução do direito fundamental de todos os cidadãos ao atendimento de saúde digno e eficaz. Na oportunidade foi delegada à assessoria em Saúde da Associação dos Municípios, a responsabilidade para a efetivação do CIS-Granfpolis.

Os consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Os consórcios são iniciativas autônomas de municípios localizados em áreas geográficas contíguas que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços especializados e de apoio diagnóstico de maior densidade tecnológica à população das municipalidades participantes. Na área da saúde, constituem uma forma inovadora de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) que a cada dia torna-se mais comum em todo o Brasil.

Segundo estatísticas, o consorciamento em saúde propiciou o aumento de eficiência e de qualidade dos serviços ofertados em várias regiões do país.

Dos 22 municípios da Granfpolis, 13 já ratificaram em suas Câmaras de Vereadores o protocolo de intenções do CIS-Saúde. São eles: Anitápolis, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara.

A reunião desta quarta-feira foi coordenada pelo presidente da Granfpolis e prefeito de Canelinha, Antônio Silva, e contou com a presença dos prefeitos de Garopaba, Paulo Sérgio Araújo; Leoberto Leal, Tatiane Dutra Alves; São Bonifácio, Laurino Peters; Nova Trento, Gian Francesco Voltolini; do vice-prefeito de Rancho Queimado, Issac Diniz, e da secretária de Saúde de Anitápolis, Solange Back Weiss.z

Participaram da reunião pela Granfpolis, o secretário Executivo, Miguel Augusto Faraco; o assessor Jurídico, Waldir Gorges Alves, e a assessora em Saúde, Terezinha Niehues, que tratou dos aspectos de legislação, atribuições do Consórcio, e vantagens do mesmo para a região.

A próxima reunião dos prefeitos para tratar do assunto está marcada para o dia 31 de agosto, às 14 horas, na sede da Granfpolis.