As arquitetas e urbanistas da área de Planejamento Urbano da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Valesca Menezes Marques e Bianca Coelho, vão representar a Granfpolis no Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana – Coderf.
Na primeira reunião nesta quarta-feira (22), o Comitê aprovou como diretriz para tratar de mobilidade urbana o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) que, segundo o superintendente da Região Metropolitana, Cassio Taniguchi, é fundamental para uma resposta rápida à sociedade. Os demais planos como saneamento básico, meio ambiente, macrozoneamento e os planos habitacionais só virão após a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, exigência do Estatuto da Metrópole e que deve ser entregue ao Ministério das Cidades até janeiro de 2018. A partir do PDUI, as prefeituras deverão adequar os planos diretores municipais.
A Granfpolis em parceria com a prefeitura de São José trabalha na reelaboração do Plano Diretor Participativo do município.
Outro assunto tratado na reunião foi o convênio interfederativo entre Governo do Estado e municípios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis para planejamento gestão e operação do Sistema de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis que compreende a regulação e gestão do transporte coletivo, da infraestrutura viária e do transporte de cargas da região metropolitana. O documento seguirá para avaliação do Colégio Superior da região metropolitana.
Participaram do encontro representantes do CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), SENGE/SC (Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina), Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina), da FIESC, da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e das prefeituras de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.
O Coderf é presidido pelo diretor executivo da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis e conta com as prefeituras da região – Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara –, Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), SENGE/SC (Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina), Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
* Com informações da Assessoria de Imprensa SPG