A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e a Prefeitura de São José promoveram o II Seminário de Planejamento Urbano – Desafios do planejamento urbano frente ao mapeamento das novas APPs e cartas geotécnicas de aptidão à urbanização: o caso de São José. O objetivo do seminário realizado na terça-feira (21), foi o de discutir se as APPs definidas pelo novo Código Florestal darão conta de atender às finalidades de APP no que toca à proteção contra o risco de desastres naturais ou se o planejamento da ocupação do espaço deve enfrentar a necessidade de restringir a ocupação das áreas de risco.
Participaram da abertura do evento o vice-prefeito de São José, José Natal Pereira; o secretário de Serviços Públicos, Michel Schlemper; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Neri Amaral, representando o presidente do Legislativo, vereador Orvino Coelho de Ávila, e o secretário executivo da Granfpolis, Miguel Augusto Faraco.
O mapeamento das áreas de preservação permanentes – APPs, em São José, conforme o novo código florestal, foi apresentado pelo geógrafo Vinícus Constant, e sobre como está sendo desenvolvido o processo de reelaboração do Plano Diretor Participativo do município, falaram os arquitetos Edson Cattoni e Bianca Coelho, todos da equipe técnica da Granfpolis. O Seminário contou, ainda, com a participação dos professores da UFSC, do Departamento de Geociências, Juan Flores e Joel Pellerin.
Segundo o arquiteto Edson Cattoni, coordenador técnico do processo, o organograma prevê, agora, a realização de audiência pública para concluir a segunda etapa dos eventos comunitários do Plano Diretor Participativo de São José. Para facilitar a participação popular, esta etapa será realizada em duas oportunidades: No próximo dia 28, a reunião acontecerá no Centro Multiuso de São José, na Avenida Beira Mar, às 19h30min. A segunda parte no dia 4 de agosto, às 19h30min, também no Centro Multiuso.