Enquete pública com três opções diferentes de identidade visual ocorre até 8 de agosto
Florianópolis está a um passo de ter a marca turística definida e, assim como foi no início do processo, conta com o apoio e envolvimento da população para legitimar características que já são atribuídas à cidade. O Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, lançou na manhã desta quarta-feira (8) três opções de identidades visuais para a Marca da cidade.
“O turismo precisa de uma marca. A cidade precisa de uma marca. Esse é um projeto extremamente técnico, participativo e feito pela população, que já definiu o DNA da Marca. Com base nesse DNA é que foram desenhadas as três opções. É muito importante e nós queremos que a cidade também participe deste processo de escolha da Marca”, disse a secretária, Zena Becker.
A votação está aberta até o dia 8 de agosto NESTE LINK. As alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”. O trabalho é resultado do estudo realizado pelo LOGO da UFSC, em parceria com a Secretaria de Turismo.
“Hoje, Florianópolis não tem uma marca que diferencie e promova a cidade. Outras cidades que tem algum grau de importância turística tem uma marca moderna, que realmente serve de referência, tanto para ações públicas, como para o desenvolvimento de produtos turísticos com a marca. Certamente, a escolha não será unânime – nada em Florianópolis é i=unânime – mas esta é a maneira mais democrática, participativa, que permite a participação de toda comunidade não só na última etapa, mas desde o início do processo”, destacou o prefeito Cesar Souza Junior.
Processo
Desde o lançamento do projeto, em julho de 2014, a comunidade foi envolvida em diversas etapas do estudo, respondendo ao principal questionamento: “O que marca Florianópolis para você?”. Foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade; outras mil pessoas foram ouvidas diretamente; gravados 213 depoimentos em vídeo e outros 500 realizados por escrito.
O site já recebeu mais de 35 mil visitas, foram realizados 21 eventos criativos com a participação de 430 envolvidos e com mais de 1.200 conceitos discutidos, sendo cinco usados na construção do DNA da Marca, apresentados em maio de 2015: Vibrante, Natural, Multicultural, Mágica e Quirida. Essas cinco características representam a essência da capital catarinense, construído por cada uma das pessoas que participaram do projeto.
“A marca da cidade está sendo construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos as três propostas. Umas mais tradicionais, outras mais dinâmicas, sendo que cada uma delas possui um dinamismo quanto a sua aplicabilidade em produtos, material de divulgação e consideradas tecnicamente perfeitas para redução, ampliação, uso colorido ou em preto e branco”, destacou o coordenador do LOGO (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez.
O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários e moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).
O projeto conta com o apoio de entidades como o Sapiens Parque. “As três opções que nós temos são sensacionais. Cada uma realmente reflete os elementos do DNA de Florianópolis, uma cidade vibrante, multicultural, natural, ‘quirida’ e mágica. O processo foi extremamente participativo, espero que tenhamos um grande envolvimento na escolha e que esta marca possa ser absorvida por toda a cidade”, frisou diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates.
Conheça o projeto Marca Florianópolis e conteúdos especiais sobre a cidade nas revistas e no blog. Interaja também pelas redes sociais através da #marqueflorianopolis –Facebook, Instagram, Twitter.
Saiba mais sobre cada definição:
Minha Florianópolis – Caminhante e personalizada e cada pessoa vai poder construir a sua marca de Florianópolis mudando as referências. Centenas de ícones vão estar disponíveis em um aplicativo, mas a Marca da cidade foi trabalhada com os ícones ‘figueira’, ‘ponte’, ‘bernunça’, ‘sol’ e ‘prancha’.
Tecendo Florianópolis – É mais focada nas coisas da Ilha, uma marca mais estática e tradicional. A partir da renda, foram buscados os ícones da cidade como a ponte, garapuvu, sol, martim pescador, laélia purpurata, entre outros elementos.
Movimenta Florianópolis – Proposta mais dinâmica, mais rápida, na qual se buscou três elementos: flor, a ideia da letra ‘f’ e o mapa da cidade. Nela foi trabalhada a questão do grafismo, com as ondas e as linhas.
Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina¬i=14663
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