Normatizar, uniformizar e fortalecer o trabalho desenvolvido pelas Assessorias de Projetos das Associações de Municípios. Com estes objetivos o Escritório de Projetos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM reuniu nesta terça-feira (2), representantes da Amplanorte, Amnoroeste, Amarp, Amvali, Amfri e Granfpolis.
Criado no ano passado, o Escritório de Projetos da FECAM atua diretamente com as Associações de Municípios no planejamento, controle e execução dos processos de captação de recursos e gestão de convênios municipais.
Segundo a coordenadora Marli Burato, estruturar e capacitar as associações é fundamental para o efetivo apoio aos municípios na elaboração de projetos.
Na reunião desta terça-feira os assessores de cada região fizeram relatos sobre suas atividades e dificuldades encontradas.
Contabilidade pública
No período da tarde foi a vez do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios – CEGMC se reunir. O contador da Granfpolis, Gilberto Brasil, participou do encontro e enalteceu a importância do GMC trabalhar em parceria com os setores de contabilidade, controle interno e licitações. Na oportunidade foram debatidos os encaminhamentos internos nas prefeituras referentes aos processos de transferência voluntária de recursos e suas atribuições no módulo OBTV do SICONV e sobre a situação dos convênios incluídos no Decreto nº 8.407, de fevereiro deste ano, que trata de restos a pagar de 2013 e 2014.
Encontro Estadual
O Colegiado Estadual de GMC também está elaborando a programação do I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios. O evento é destinado aos gestores municipais de convênios, assessores de projetos, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários e técnicos municipais, estudante, entre outros profissionais envolvidos na captação de recursos e gestão de projetos.
O Encontro será realizado dias 28 e 29 de julho em Florianópolis por intermédio da Escola de Gestão Municipal – EGEM.