Gestores da área de meio ambiente de municípios da Grande Florianópolis participaram nesta terça-feira (19) da primeira reunião visando à criação do Colegiado de Gestores Municipais de Meio Ambiente.
O encontro foi aberto pelo Secretário Executivo da Granfpolis, Miguel Augusto Faraco, incentivador da criação do Colegiado. Os trabalhos foram coordenados por André Miquelante, Assessor de Meio Ambiente e Saneamento da Federação Catarinense de Municípios – FECAM.
O Colegiado de Gestores Municipais de Meio Ambiente tem por objetivo congregar os gestores públicos de meio ambiente do poder executivo dos municípios que integram a Associação, para discutir, planejar, construir políticas e elaborar planos, programas, projetos e ações destinados a promover a preservação, melhoria e recuperação do meio ambiente e o equilíbrio de seus ecossistemas, de forma a viabilizar, principalmente nestes municípios e na região, o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa é considerada importante, principalmente para os pequenos municípios, que têm dificuldades quanto à destinação de resíduos sólidos e a gestão dos licenciamentos ambientais.
Miquelante aproveitou a oportunidade para divulgar o V Seminário Estadual de Saneamento Ambiental, a ser realizado no dia 8 de Julho, numa promoção da FECAM, com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. O evento vai tratar, entre outros temas, da municipalização das atividades de licenciamento ambiental e Consórcio Intermunicipal para o exercício do licenciamento ambiental de impacto local.
No dia 11 de Junho os gestores municipais de meio ambiente voltarão a se reunir para aprovação do regimento interno do Colegiado e eleição de seus coordenadores.