As dificuldades dos municípios na obtenção de licenças ambientais junto a Fundação de Meio Ambiente do Governo do Estado de Santa Catarina foram amplamente debatidas em reunião realizada na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, na tarde desta quinta-feira (16). A reunião foi uma iniciativa da Fatma com o apoio da Granfpolis.
O presidente da Granfpolis e prefeito de Canelinha, Antonio Silva; o vice-presidente e prefeito de Tijucas, Valério Tomazzi; o vice-prefeito de Rancho Queimado, Isaac Diniz, e o secretário Executivo da Associação, Miguel Augusto Faraco, participaram do encontro, que teve como objetivo abrir um canal de comunicação mais efetivo entre os órgãos ambientais municipais e estadual.
Na reunião, estiveram presentes representantes de 15 municípios da região: Florianópolis, Garopaba, São Bonifácio, Antônio Carlos, Anitápolis, Alfredo Wagner, Nova Trento, Tijucas, São João Batista, Biguaçu, Governardor Celso Ramos, Leoberto Leal, Palhoça, São José e Canelinha.
Na oportunidade foram debatidos os processos de licenciamento e apresentados os processos que estão em tramitação na Coordenadoria de Desenvolvimento de Meio Ambiente (Codam) da região.
O coordenador da Codam da Grande Florianópolis, Daniel Vinícius Netto, expôs como funciona o sistema de informações ambientais da Fatma, e, também, o processo jurídico de licenciamento.
* Com informações da Ascom/Fatma