Unidade oferece atendimentos em especialidades médicas e exames
Segundo a secretária municipal de Saúde, Suzana Bousfield, a abertura da Policlínica de Barreiros marca a implantação do serviço de referência em São José. “A Policlínica de Barreiros passará a centralizar o atendimento de algumas especialidades médicas, enquanto a Policlínica de Campinas concentrará o atendimento de outras especialidades”, diz Suzana. Deste modo, se a pessoa necessitar de atendimento em Cardiologia, por exemplo, ela será encaminhada para a Policlínica de Barreiros, onde estarão centralizadas as consultas e exames nesta especialidade. Já se o paciente precisar de atendimento em Dermatologia será encaminhado para a Policlínica de Campinas.
A unidade de Barreiros funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Cerca de 70 profissionais trabalharão no local, sendo que a previsão é realizar uma média de 7 mil atendimentos por mês. “Com a Policlínica de Barreiros vamos ampliar e oferecer um melhor atendimento para a nossa população. Teremos, por exemplo, uma clínica de fisioterapia para atender a uma demanda importante do município”, reforça Suzana.
A secretária lembra, no entanto, que o atendimento na Policlínica precisa ser agendado. “A população deve continuar procurando a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para o atendimento médico e acompanhamento de rotina. Se houver necessidade, o médico da unidade é que fará o encaminhamento para a Policlínica”, explica Suzana.
Reforma
A abertura da Policlínica de Barreiros também permitirá que a Prefeitura inicie a reforma da Policlínica de Campinas. Para não comprometer o atendimento para a população, os servidores serão remanejados para a unidade de Barreiros. “Estamos abrindo o processo para a obra e, assim que for assinado o contrato, devemos ter a estrutura pronta em cerca de dois meses”, diz a secretária de Saúde.
Ampliação da rede
Além da Policlínica de Barreiros, outra obra bastante aguardada é a Policlínica da Forquilhinha. A obra segue em ritmo acelerado e deve ser concluída até o final do ano. Outras três unidades básicas de saúde também estão em construção – Potecas, Vista Bela e Ceniro Martins – e devem ser entregues também neste ano. A prefeita Adeliana Dal Pont já anunciou a construção da Policlínica da Serraria, que está na fase final de projeto. “Com todas estas unidades em funcionamento teremos uma melhora significativa na Saúde do município”, afirma a prefeita Adeliana.
Policlínica de Barreiros
Especialidades
– Cardiologia: Cardiologia Clínica, Teste Ergométrico e Eletrocardiograma
– Endocrinologia: adulto e pediátrica
– Neurologia: Neurologia Clínica e Eletroencefalograma
– Oftalmologia: Oftalmologia Clínica adulto e infantil
– Mastologia: Mastologia Clínica e Biópsia de Mama
– Ortopedia: Ortopedia Clínica
– Ginecologia: Ginecologia de Alto Risco e Colposcopia
– Fonoaudiologia: Fonoaudiologia Clínica
– Urologia
– Ultrassonografia: abdome total, abdome superior, aparelho urinário, próstata, pélvico feminino, pélvico transvaginal, região cervical, tireóide, carótidas, mamas, ombros, cotovelo e joelho.
– Centro de Especialidades Odontológicas e Raio-X Odontológico
– Fisioterapia
– Farmácia Básica
– Farmácia Especial
– Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
Policlínica de Campinas
– Geriatria: Geriatria Clínica
– Otorrinolaringologista: Otorrino Clínica
– Dermatologista: Dermatologia Clínica e procedimentos dermatológicos
– Pneumologia: Pneumologia Clínica e espirometria
– Pediatria Alto Risco: consulta em alto risco
– Nutrição
– Reumatologia
– Programa Ostomizados
– Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
– Farmácia Básica
– Farmácia Especial
Secom PMSJ