You are currently viewing Começam nesta semana novos eventos comunitários para Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José

Começam nesta semana novos eventos comunitários para Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José

Nesta fase, serão realizados nove encontros 

Os eventos comunitários para a  Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José serão retomados a partir desta terça-feira,  14 de abril. Nesta etapa, serão realizados nove encontros para completar o processo de leitura comunitária. A primeira reunião será realizada no bairro Nossa Senhora do Rosário, que engloba também os moradores dos bairros Bela Vista, Bosque das Mansões, Jardim Cidade de Florianópolis, Roçado e São Luiz.

Os eventos comunitários também ocorrerão novamente nas comunidades de Forquilhas, Alto Forquilhas, Serraria, Kobrasol, Areias, Forquilhinha, Barreiros e Fazenda Santo Antônio, em razão do baixo quorum de moradores na primeira rodada, realizada em dezembro do ano passado. O objetivo é garantir a participação popular em todo o processo. “É a sociedade que vai garantir que o projeto de Plano Diretor representa as demandas reais da cidade. Por isso, é muito importante a contribuição de todos os pontos de vista e interesses”, destaca o coordenador técnico, Edson Cattoni.

Esta fase é importante, porque nesta etapa são coletadas as informações que servirão de base para a Leitura Comunitária do Plano Diretor.  As regiões do Sertão do Maruim (área 2) e Colônia Santana (área 3) já alcançaram um número bastante expressivo de moradores e, com isso, já  foi possível concluir os trabalhos. 

Durante o encontro, os participantes são divididos em grupos menores para identificar problemas e prioridades tanto para os seus bairros, como para a cidade. Para ajudar neste trabalho, no começo da reunião, uma breve apresentação é feita para situar os participantes sobre a metodologia, etapas e procedimentos que serão adotados durante o trabalho.

O processo de Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José teve início em setembro de 2014 com a assinatura do convênio entre a Prefeitura de São José e a Granfpolis. Desde então, os grupos Técnico Supervisor (GTS) e Técnico Interdisciplinar, compostos por membros das duas instituições, vem trabalhando com o apoio da Prefeitura na organização do processo participativo.

Até o momento, já foram realizadas as primeiras reuniões para formação do Colegiado de Acompanhamento e Controle (CAC), que será um grupo de pessoas representantes de setores organizados da sociedade, que têm como função fiscalizar todo o processo participativo. Além disso, em novembro, ocorreu a primeira audiência pública que marcou oficialmente o início ao processo.

Os próximos passos são a 2ª rodada de eventos comunitários e setorial, quando a equipe voltará aos bairros para apresentar a leitura comunitária elaborada a partir da participação da sociedade e das entidades na 1ª rodada de eventos. Nesta fase serão realizados novos eventos em cada uma das 11 áreas comunitárias e um evento setorial com as entidades organizadas da sociedade.

Um ponto importante é que nesta etapa também serão escolhidos os delegados territoriais e setoriais que trabalharão em conjunto com a equipe técnica na definição de diretrizes e estratégias do Plano Diretor Participativo.

A fase seguinte será a realização da 2º audiência pública, com a apresentação da Leitura da Realidade Municipal, que compõe uma caracterização geral de São José, constituída pela Leitura Comunitária, feita a partir da participação da sociedade, e pela Leitura Técnica, elaborada pela equipe técnica da Granfpolis e Prefeita de São José.

Este conteúdo será a base para o desenvolvimento das diretrizes e estratégias do novo Plano Diretor a serem trabalhadas em conjunto com os delegados e com fiscalização do Colegiado de Acompanhamento e Controle.

Para mais informações, acesse o site: www.pmsj.sc.gov.br/planodiretorparticipativo ou acompanhe nas redes sociais na fanpage: https://www.facebook.com/planodiretorsj.

Complementação da 1ª rodada de eventos comunitários

14/04 – Nossa Senhora do Rosário (Área 11)

Paróquia Nossa Sra do Rosário (Av. Osvaldo do Amaral, s/n), às 19 horas

Moradores: Bela Vista, Bosque das Mansões, Cidade Jardim Fpolis, N. Sra do Rosário, Roçado e São Luiz          

               

16/04 – Forquilhas (Área 10)

CEM Santa Terezinha (Rua Francisco Ignácio do Nascimento, s/nº), às 19 horas

Moradores: Forquilhas e Potecas

 

18/4 – Alto Forquilhas (Área 1)

CEM Califórnia (Rua Antonio Jovita Duarte), às 15 horas

Moradores: Alto Forquilhas

 

23/4 – Campinas (Área 7)

Conselho Comunitário do Loteamento Campinas (Rua José Aurino de Matos), às 19 horas

Moradores: Campinas e Kobrasol                                                                                         

 

25/4 – Serraria (Área 8)

“Ginásio anexo ao Colégio Marista Municipal (Rua Nossa Sra. dos Navegantes, s/n), às 15 horas

Moradores: Jardim Zanelatto e Serraria

 

28/4 – Barreiros (Área 9)

AEMFLO (Avenida Leoberto Leal, 64), às 19 hora

Moradores: Barreiros

                                                              

30/4 – Forquilhinha (Área 6)

CEM Antônio Francisco Machado (Rua Pedro Paulo de Abreu, s/nº), às 19 horas

Moradores: Flor de Nápolis, Forquilhinha e Picadas do Sul

 

5/5 – Ipiranga (Área 5)

CEM Maria Iracema Martins de Andrade (TravessaPaulo Luckner), às 19 horas

Moradores: Areias, Ipiranga, Jardim Santiago, Pedregal e Real Parque

 

7/5 – Praia Comprida (Área 4)

EEB Profª Mª José Barbosa Vieira (Rua Joaquim Vaz, 1413), às 19 horas

Moradores: Centro Histórico, Fazenda Sto Antônio, Ponta de Baixo e Praia Comprida

 

Secom PMSJ