Os prefeitos de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, e de São José, Adeliana Dal Pont, estiveram nesta quinta-feira (9) na sede da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC, para conhecerem o projeto básico de Ampliação de Capacidade da Via Expressa – rodovia BR-282.
O superintendente do órgão, Vissilar Pretto, e os técnicos que atuam na elaboração do projeto, receberam os cumprimentos dos prefeitos.
Cesar Souza Júnior manifestou que "o projeto é excelente, com soluções muito bem estudadas em pontos nevrálgicos da cidade. Não tem viés rodoviarista, mas humanizado”.
Vissilar Pretto solicitou aos prefeitos a anuência quanto ao uso e ocupação do solo, necessária para o pedido de licença ambiental junto a Fundação do Meio Ambiente – FATMA. Informou, ainda, que a próxima etapa do processo será a realização de audiências públicas nos dois municípios.
O prefeito de Florianópolis se comprometeu em aproveitar a visita da Presidente da República, Dilma Rousseff, à Capital, no dia 17 de outubro, para buscar seu apoio ao projeto de ampliação da capacidade da Via Expressa.
Segundo o chefe da Área de Estudos, Projetos e Meio Ambiente do DNIT/SC, Huri Alexandre Raimundo, não se trata de uma simples quadruplicação da via. “Pela Via Expressa passam diariamente 120 mil veículos. O projeto está sendo desenvolvido pensando no futuro”.O engenheiro informou que a via será ampliada, contemplando, em cada um dos sentidos, separados por um canteiro central: três faixas para veículos ladeadas de faixas de acostamento que futuramente podem assegurar uma quarta faixa para veículos) e uma faixa exclusiva para ônibus. Além disso, afirmou, está prevista uma via lateral expressa também separada da faixa de acostamento por canteiro, por sua vez ladeado de passeio para pedestre, ciclovia e faixa para dutos (serviços públicos).
Maria Helena
Assessora de Comunicação da GRANFPOLIS
www.granfpolis.org.br
comunicacao@granfpolis.org.br
facebook.com/Granfpolis
(48) 32243668 (48) 91196177