You are currently viewing Granfpolis vai priorizar planos municipais de educação em 2015

Granfpolis vai priorizar planos municipais de educação em 2015

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm até junho de 2015 para elaborar ou adequar seus planos de educação em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação – PNE, instituído pela Lei 13005/14. Por esta razão, a Assessoria de Educação e o Colegiado de Educação da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – Granfpolis definiram estratégias e metas de atuação visando orientar, apoiar e integrar os 22 municípios associados. 

 Para facilitar o trabalho os municípios foram divididos em quatro pólos, de acordo com suas características sócio-culturais e econômicas: Rancho Queimado (Alfredo Wagner, Leoberto Leal, Anitápolis e Angelina); Santo Amaro da Imperatriz (São Bonifácio, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Garopaba e Paulo Lopes); Tijucas (Major Gercino, São João Batista, Nova Trento, Canelinha e Governador Celso Ramos) e São José (Florianópolis, Biguaçu e Palhoça). Em cada pólo serão realizadas reuniões mensais para as quais a sociedade está sendo convidada a participar. 

Antão Antônio David, assessor de Assuntos Educacionais da Granfpolis, explica que a primeira etapa, com a formação e treinamento dos grupos gestores já foi encerrada. A segunda etapa está prevista para março e abril; a terceira até o dia 20 de maio; de 20 a 30 de maio será realizada a quarta etapa e, por último, a quinta etapa a ser desenvolvida de 1º a 25 de junho, data limite para a aprovação dos Planos Municipais de Educação pelas Câmaras Municipais. 

Outra meta da área de educação da Grande Florianópolis é a melhoria do desempenho dos municípios no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, a fim de conseguir uma qualidade de ensino melhor. Para tanto, a Assessoria de Assuntos Educacionais e o Colegiado de Educação, formado pelos secretários municipais de educação, e presidido pela secretaria municipal da educação de São José, Méri Hang bem como diretores e equipes pedagógicas, tem o desafio de apresentar propostas e planos de ação para o próximo ano.