Contadores e controladores internos dos 22 municípios da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis – Granfpolis, estiveram reunidos na quinta-feira (11), no Auditório da entidade, debatendo as mudanças na contabilidade pública municipal para 2015.
O secretário Executivo da Granfpolis, Miguel Augusto Faraco, abriu o evento saudando a todos os participantes em nome do presidente da Associação, Evandro João dos Santos, prefeito de Paulo Lopes.
O contador da Granfpolis, Gilberto Brasil, coordenou os trabalhos. Segundo ele, por determinação do Tribunal de Contas de Santa Catarina, todos os municípios do estado deverão buscar a convergência aos padrões internacionais do setor de contabilidade pública que vai exige das administrações mudanças no modo de gestão.
As mudanças atendem a exigência da Secretaria do Tesouro Nacional e acontecem nas esferas federal, estadual e municipal.Entre as principais mudanças estão: novos modelos e demonstrativos; adoção de Plano Único Nacional de Contas; adoção de um novo regime contábil – de misto para competência integral; Implantação de novos procedimentos, tais como depreciação, amortização, exaustão, provisões, reavaliações, entre outros; atualização das demonstrações contábeis e implantação de sistemas de custos.
Gilberto Brasil destacou que a contabilidade pública passa do enfoque mais orçamentário e assume um caráter patrimonial. Assim, os gestores passam a ter uma visão mais clara e precisa do patrimônio público e das contas públicas e, portanto, melhor controle. Tais mudanças no modo de se registrar e controlar o patrimônio público foram instituídas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Ainda como parte da programação do encontro dos contadores e controladores internos, representantes da Betha Sistemas falaram sobre as adaptações às novas exigências.