O presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – Granfpolis e prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, confirmou sua presença na Mobilização Permanente, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto, organizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM com o objetivo de acompanhar no Congresso Nacional a tramitação e votação de matérias importantes de interesse dos municípios. Outros prefeitos da região também deverão estar presentes.
Além do aumento do FPM – Fundo de Participação dos Municípios em 2%, cujo parecer favorável deverá ser apreciado pela Comissão Especial da Câmara Federal no dia 5, os prefeitos vão acompanhar a tramitação em regime de urgência no Senado da Proposta de Emenda a Constituição – PEC 39/2014 que prevê o aumento de 1% do Fundo. A PEC já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.Outra reivindicação considerada importante pelos municipalistas é a prorrogação do prazo que determina o fim dos lixões em 2 de agosto, estabelecido pela Lei dos Resíduos Sólidos. A maioria da prefeituras do país não conseguirá cumprir este prazo.
A Granfpolis tem marcado presença com a maior delegação do estado e uma das maiores do país na maioria dos movimentos municipalistas, organizados pela Confederação e com apoio da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, como a Marcha dos Municípios realizada anualmente.